DA REDAÇÃO
Os deputados estaduais foram convocados pelo Presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), para uma sessão ordinária que será realizada na manhã desta terça-feira (4), suspendendo o recesso legislativo estadual. Dentre as pautas urgentes e polêmicas está a proibição do passaporte da vacina e a redação final do projeto que pretende proibir a pesca no Lago do Manso.
Na Ordem do Dia publicada no site da ALMT, existem 25 pautas que acabaram ficando para trás durante 2021. Uma delas é o projeto de lei 780 que pretende proibir a exigência do comprovante de vacinação nos estabelecimentos comerciais de Mato Grosso. O texto foi retirado da pauta por decisão do chefe do Parlamento, porém vem recebendo apoio de grande parte dos parlamentares.
Outro projeto a ser votado é o 646, que regulamenta a atividade pesqueira no Lago do Manso. A proposta estipula que a atividade seja exercida “com a finalidade de subsistência, amadora ou científica” dentro de um perímetro de 3 km. O projeto recebeu duras críticas da comunidade ribeirinha.
Durante a mesma sessão, o parlamento também deve apreciar o projeto de decreto legislativo 12, que estabelece um auxílio de R$ 332 para 11 servidores da Assessoria de Segurança Legislativa.
Após a finalização das votações, os deputados retornam para o recesso e só voltam as atividades no dia 1° de fevereiro.