Um levantamento aponta que o estado de Mato Grosso tem uma das maiores taxas de feminicídios em todo o Brasil

0
1004
Foto: Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

Os dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública revelaram que, apesar da redução no número de feminicídios no estado de Mato Grosso, o estado ainda apresenta uma das taxas de mortes de mulheres mais elevadas do Brasil.

Apenas no ano passado, Mato Grosso registrou 46 feminicídios, um a menos do que em 2022. Apesar de Mato Grosso ter um número menor de feminicídios em comparação com outros 12 estados, a taxa de mortes por 100 mil habitantes é uma das mais altas.

No país, foram registradas 1,422 milhão de vítimas de feminicídio. O número de mulheres mortas por dia é de quatro, o que representa 0,66 para cada 100 mil habitantes.

Em Mato Grosso, a taxa de mortalidade por 100 mil habitantes é de 1,26. A taxa mais próxima é a de Tocantins, 1,10 por 100 mil habitantes.

Cidades violentas

Em Mato Grosso, as cidades com as maiores taxas de homicídio foram Cáceres, Cuiabá e Sorriso, com cinco mortes cada uma.

Das cinco mortes em Sorriso, quatro foram decorrentes de um caso envolvendo a chacina de uma mãe e três filhas. Cleci Calvi Cardoso, de 46 anos, e Miliane Calvi Cardoso, de 19, foram encontrados mortas no corredor. Manuela Calvi Cardoso, de 13 anos, e Melissa Calvi Cardoso, de 10 anos, foram encontradas em cada quarto.

Gilberto Rodrigues, o responsável pelas mortes, foi acusado pelo crime.

 

 

Fonte: Informações/ Olhardireto