A Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema) e o Núcleo de Proteção Ambiental, em conjunto com a Secretaria Adjunta de Bem-Estar Animal, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) e o Centro de Zoonoses de Cuiabá, deflagrou, nesta quinta-feira (22.02), mais uma etapa da Operação Sansão, com o objetivo de combater a prática de maus-tratos a animais domésticos.
Uma mulher de 49 anos, que tem 49 anos, foi presa em flagrante por maus-tratos contra quatro cães que moram em sua residência.
Durante as perícias, os policiais da Dema conseguiram identificar uma residência no bairro Pascoal Ramos, onde quatro cachorros, sendo três deles da raça buldogue francês e um da raça lhasa-apso, estavam em estado de desordem. A equipe da Dema realizou uma ronda e outras diligências nos bairros próximos para identificar e qualificar os donos das casas e os responsáveis pelos animais, mas ninguém foi localizado.
Em seguida, as equipes da Polícia Civil e dos outros órgãos envolvidos na operação retornaram ao local, tendo identificado a moradora. Ao examinar o local, constatou-se a ocorrência de maus-tratos contra os animais, uma vez que um deles havia falecido no dia anterior.
Além do descaso com os animais, a dona dos cães confessou à equipe que havia realizado o resgate irregular do corpo do animal na região do Carrapicho. Os policiais realizaram buscas na região, mas não foram identificados os locais exatos em que o corpo foi desovado.
Diante dos fatos, a mulher foi conduzida à Dema, onde, após ser interrogada, foi presa em flagrante pelo crime de maus-tratos a animais.
A delegada titular da Dema, Liliane Murata, ressaltou a atuação policial e a atuação dos órgãos de fiscalização. A Dema está atenta ao tema do maus-tratos a animais domésticos e, caso aconteça, será aplicada a penalidade adequada em relação ao infrator.