Fonte: PMMT
Policiais militares prenderam um homem de 58 anos por embriaguez ao volante, na MT-242. Ele conduzia uma carreta bi-caçamba no sentido Nova Ubiratã-Sorriso (a 502 km de Cuiabá). O fato foi registrado na tarde de sábado (19.09), quando o motorista quase provocou um acidente.
A Polícia Militar foi acionada por populares que estavam próximos a uma empresa algodoeira e, não só assistiram as cenas do acidente, como correram riscos. O caminhoneiro estava tentando retornar à pista para seguir viagem, dirigindo, mesmo em visível estado de embriaguez, quando um grupo de pessoas tomou a chave da carreta e o impediu de deixar o local até a chegada dos policiais.
De acordo com a narrativa da equipe da PM, o condutor estava tão embriagado que caminhava de maneira desequilibrada, exalava forte odor de álcool, tinha a fala desconecta e os olhos avermelhados. Também admitiu que havia consumido bebida alcóolica.
Os policiais fizeram o auto de constatação de embriaguez, como prevê a legislação (artigo 277 do Código de Trânsito) e o conduziram para a Delegacia de Polícia de Sorriso. Antes, apreenderam a carteira de habilitação dele, informaram a concessionária da rodovia para a retirada do veículo do local e a empresa transportadora para qual ele prestava serviço.
Implicações
Somente a multa por dirigir embriagado é de R$ 2.934,70, de acordo do artigo 165, do Código Brasileiro de Trânsito. Além de ficar sem habilitação por no mínimo um ano, o condutor ainda tem que pagar fiança (de 1 a 100 salários mínimos) para responder a ação criminal em liberdade.
A Polícia Militar, Detran, Secretaria de Saúde e outros órgãos públicos e entidades estão em campanha de conscientização e fiscalização contra acidentes de trânsito.