Agentes comunitários de saúde e combate às endemias pedem lei de incentivo financeiro

0
213
Reprodução
CAMARA VG

Um abaixo-assinado com 2.363 assinaturas foi entregue ao governador Pedro Taques (PSDB), com objetivo de o sensibilizar a criar um projeto de lei para dar um incentivo financeiro estadual aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias. A entrega aconteceu na tarde de quinta-feira (14), após o Fórum da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias para discutir a nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

“O agente comunitário de saúde e de combate às endemias é fundamental para o funcionamento da atenção básica em saúde. Ele é o elo entre a sociedade e a saúde pública. Queremos garantir não só a valorização com capacitação, mas também a valorização financeira desse profissional”, afirmou o deputado estadual Dr. Leonardo (PSD), coordenador-geral da frente parlamentar, após entregar o abaixo-assinado ao governador.

O documento pede que seja atendida uma indicação realizada pelo próprio Dr. Leonardo, a qual solicita a criação de lei para um incentivo financeiro mensal, cuja minuta para essa lei foi nos moldes de incentivo financeiro que existe para essas das categorias em Mato Grosso do Sul. No primeiro ano, seria conferido um incentivo no valor de 36% de um salário mínimo aos agentes, enquanto no ano seguinte 40% e no terceiro 50%.

Antes de receber o abaixo-assinado, Pedro Taques adiantou que o momento financeiro do Estado é delicado, mas que parte dos agentes começaram a ser contemplados com uma ajuda financeira estadual através dos cartões Pró-Família. Ele também revelou que está sendo estudado a liberação de um financiamento pelo Desenvolve MT para os agentes poderem comprar uma motocicleta de baixa cilindragem a fim de facilitar os trabalhos do dia a dia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here