Diretor cuiabano inicia produção de filme com Bruno Gagliasso

0
284
Reprodução
CAMARA VG

Em 17 anos de carreira e quase 50 prêmios na bagagem, o cineasta cuiabano Bruno Bini, 39 anos, ainda não havia produzido um longa-metragem.

Conhecido por curtas premiados como "Comprometendo a Atuação" e "Depois da Queda", Bini vai dar agora o maior passo de sua carreira.

“Loop” é o nome dado ao seu primeiro filme de longa duração. Para um projeto tão ambicioso, o cineasta buscou nomes de peso. O protagonista, por exemplo, será o ator global Bruno Gagliasso.

Já a supervisão artística fica por conta do premiado Fernando Meireles, diretor de "Cidade de Deus" e "Ensaio sobre a Cegueira".

“Loop” era um roteiro de curta-metragem escrito em 2009 por Bruno Bini, mas que foi engavetado. Com o desejo de produzir seu primeiro longa, ele recuperou o texto, reformulou-o e o apresentou para a produtora Angelisa Stein.

“Mandei o roteiro do 'Loop' para ela e pedi para me dizer o que achava. Ela leu e me ligou dizendo que achou fantástico. Depois de uns dias, me disse que havia mandado o roteiro para a Globo Filmes. E ele passou pelo processo seletivo – onde quem analisa é Fernando Meireles, José Alvarenga Junior…”

Paralelo a isso, inscreveu o roteiro também em editais para patrocínio na Secretaria de Cultura de Mato Grosso e foi selecionado.

A alegria foi ainda maior quando Fernando Meireles anunciou que seria o supervisor artístico do longa. “Foi uma bela surpresa, e o projeto começou a ficar um pouco maior do que era”, relatou Bini.

“Loop não se parece com nada que eu já tenha assistido no cinema nacional. É surpreendente”, afirmou Meirelles, em entrevista recente.

O filme, cujo valor de produção final ainda não está fechado, foi selecionado por dois editais locais: um da Prefeitura de Cuiabá e outro do Governo do Estado. Ainda tem o aporte da Globo Filmes, que é a co-produtora, do Canal Brasil, Ancine (Agência Nacional de Cinema) e FCA (Fundo Setorial do Audiovisual).

A produção está a cargo da Plano B Filmes, de Cuiabá, e da carioca Valkyria Filmes. A pré-produção teve início no dia de 8 janeiro, e as gravações do longa devem começar na última semana de fevereiro e seguir até fim de março. 

 

Composição do Elenco

Felipe Guilherme/Divulgação

Bruno Gagliasso

Bruno Gagliasso interpretará o protagonista de "Loop", Daniel

A escolha por Bruno Gagliasso foi quase natural. O ator, segundo Bini, tem a cara de Daniel, o protagonista da história.

“Estávamos procurando atores que se encaixavam no perfil. E chegamos no nome do Bruno. Ele sempre esteve no meu background. Ele leu o roteiro, me ligou e aceitou a proposta”, disse o cineasta. 

Além de Gagliasso, o elenco conta com Bia Arantes ("O Filme da Minha Vida"), Branca Messina ("Não Por Acaso") e Nikolas Antunes. A direção de fotografia será de Jr. Malta ("Tim Maia" e "O Negócio"). 

Boa parte da equipe de produção do filme, figuração e atores secundários será composta por profissionais do mercado mato-grossense.

 

Produção

Por desejo do Bruno Bini, o filme será inteiro rodado em Cuiabá. “Todo mundo já viu Rio de Janeiro e São Paulo no cinema e TV. Cuiabá tem um arquitetura particular, e conversa com questões pessoais minhas. Quem for de Cuiabá ou conhece a cidade e vir o filme no cinema vai se identificar”, conta o diretor.

A produtora executiva Angelisa Stein veio direto do Rio de Janeiro para a produção do longa-metragem.  Ela conta que a participação da cidade, dos empresários, de possibilidades de levantamento de apoios é fundamental. 

"O 'Loop' está ganhando um tamanho. Nós que estamos envolvidos no projeto apostamos muito alto: de ser um filme que faz uma diferença, não só em Cuiabá, mas a nível nacional”, diz

Entretanto, ela aponta que fazer um filme  fora do eixo é um desafio. “Quando você lida com um elenco deste tamanho, tem que começar a pensar no aumento por escala que começa a preocupar, pois temos um orçamento pequeno”.

Ela ainda diz que Cuiabá tem recebido a produção muito bem. E lembra que o longa-metragem fomenta o mercado audiovisual, e o impacto financeiro para cidade durante as filmagens é grande. 

  

O roteiro

“Loop” é uma história de amor com elementos de drama e ficção científica. Daniel, um homem inteligente, sofre com a perda da namorada e fica obcecado com a ideia de voltar no tempo. 

Estudioso da questão tempo e espaço, acredita que é possível voltar ao passado.

“É um filme sobre segundas chances. ‘Pô, se eu pudesse parar e voltar no tempo poderia corrigir algum erro?’ É algo que provavelmente todo mundo já pensou”, conta o diretor.

A expectativa sobre o primeiro longa do cuiabano é grande. “Eu não crio muita expectativa, mas existe uma expectativa por todos os envolvidos, pela Globo Filmes, que gosta muito do projeto. E isso me diz que estamos no caminho certo para contarmos uma bela história. O que virá depois não sabemos”.

Midia News.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here