Policiais militares recebem homenagem por atos de salvamento e prestação de serviço

0
390
CAMARA VG

Uma solenidade na Assembleia Legislativa, nesta terça–feira (02.04), homenageou 60 policiais militares com moções de aplausos e entrega do título de comendador ‘Senador Filinto Muller’. Realizado no plenário Renê Barbour, a sessão solene foi presidida pelo deputado Max Russi e reuniu autoridades militares, civis e também familiares.

Por reconhecimento aos serviços prestados no exercício da atividade policial e atos de salvamento, 56 policiais militares foram homenageados com moção de aplausos. Três policiais da 3ª Companhia de Polícia Militar Moinho de Cuiabá, por exemplo, receberam uma moção de aplausos por salvar a vida de um bebê de um ano e dois meses que se afogou na piscina de casa.                          

O bebê Yan kalebe Ferreira, no dia 18 de fevereiro, foi encontrado pela mãe já inconsciente e sem sinais respiratórios na piscina de casa. Responsável pelos primeiros atendimentos de emergência à criança, o major PM Alexandre José Dall’Acqua conta que o reconhecimento é uma motivação para continuar trabalhando.

“Como policial é uma satisfação atender a população, ajudar uma criança como o Yan e sua família que estava em grande desespero. Como pai, é sem dúvida um agradecimento a Deus, pois ele quem nos dá força e equilíbrio para agir da maneira mais rápida possível. A criança estava desacordada e nós conseguimos agir rápido e salvar a vida dela”, relembra o major. 

Dentre os homenageados também estavam três policiais militares do 2º Comando Regional de Várzea Grande que receberam o reconhecimento dos deputados pela efetivação do projeto ‘Caminho Suave’. Um dos coordenadores da ação, o subtenente Alessandro Ramos de Moura, conta que a iniciativa já atende 100 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Por meio do esporte, da prática de artes marciais e corrida, explica Alessandro, as crianças e jovens são assistidas pelos policiais. O projeto conta com a parceria do Conselho Tutelar na indicação e inclusão dos atletas. “Com as crianças já estamos alcançando resultados positivos, resultados esses que podem ser melhores ainda agora que os pais também estão participando das atividades”, avalia o coordenador. 

Para o deputado Max Russi, idealizador da sessão solene, é necessário cobrar, mas também reconhecer o trabalho prestado pelos policiais militares. “Ações importantes desses policiais precisam ser reconhecidas”. Ele completa que a segurança pública sofre críticas e cobranças, mas tem avançando bastante.  

O comandante adjunto da Polícia Militar, coronel Wesney de Castro Sodré; o comandante geral do 1º CR, coronel Wancley Correa Rodrigues e o coordenador de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, coronel Henrique Correia da Silva Santos, receberam a honraria mais nobre do Legislativo, a comenda Senador Filinto Muller.

O comandante adjunto da PM, coronel Sodré, destaca que pelo alto grau de periculosidade a profissão de policial é uma das mais complexas e difíceis. “Hoje nosso policial vive sob intensa pressão, que exige dele um alto grau de profissionalismo e exercício diário de saúde mental. O reconhecimento profissional é uma das ferramentas que revigora a mente, energisa a saúde e faz o profissional acreditar naquilo que faz”, completou.

Além da moção de aplausos e da entrega da comenda Filinto Muller, a solenidade agraciou autoridades e personalidades com o título de cidadão mato-grossense, homenagem concedida pelo Poder Legislativo a quem não nasceu em Mato Grosso, mas contribuiu para o desenvolvimento do Estado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here