Maio Amarelo: campanha faz alerta sobre responsabilidade no trânsito

0
282
Reprodução
CAMARA VG

Durante o mês de maio, o Governo de Mato Grosso por meio da Sesp-MT (Secretaria de Estado de Segurança Pública) realizará a campanha “Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vidas”. A ação, lançada nesta terça-feira (3), contará com uma programação que visa chamar a atenção para os altos índices de mortes no trânsito no estado.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o governo estadual tem trabalhado para conscientizar a população sobre os riscos da imprudência no trânsito, como dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas.

Dados da Sesp mostram que em 2021, 900 motoristas foram presos por embriaguez no volante durante operações Lei Seca.

O levantamento aponta ainda que só no primeiro trimestre do ano passado, 124 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Mato Grosso. Já em 2022 foram contabilizadas 112 mortes.

Em relação aos índices de lesões corporais, as estatísticas registram 2.326 e 1.646, no primeiro trimestre de 2021 e 2022, respectivamente.

As atividades educativas do Maio Amarelo estão sendo desenvolvidas em parceria com órgãos como Detran (Departamento Estadual de Trânsito)Polícia Judiciária Civil (Delegacia de Trânsito)Polícia Militar (Batalhão de Trânsito) e instituições municipais de fiscalização de trânsito, a exemplo da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana) em Cuiabá e da Guarda Municipal de Várzea Grande.

Maio Amarelo

Uma das primeiras ações da campanha está sendo realizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA). Os motoristas e pedestres podem ver, próximo ao viaduto da Avenida Miguel Sutil, um carro estacionado no canteiro central, que simula uma ocorrência de acidente de trânsito.

Segundo a gerente de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida, durante todo o mês de maio serão realizadas blitz de orientação, ciclo de palestras, passeios ciclísticos e motorista da rodada. Além disso, também vão ocorrer reuniões com representantes das Segurança Pública e Poder Público com objetivo de construir estratégias para reduzir as ocorrências no trânsito.

Em 2021 foram realizadas 100 edições da Operação Lei Seca. A coordenadora do GGI (Câmara Temática de Trânsito do Gabinete de Gestão Integrada), major PM Monalisa Toledo, conta que só este ano já foram promovidas 65 ações na capital e interior do Estado, o que torna Mato Grosso referência nacional no enfrentamento a violência no trânsito.

Acidentes de trânsito

A maior causa de acidentes no trânsito é a imprudência dos motoristas. Quem afirma é o comandante do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário, tenente-coronel Adão César Rodrigues da Silva.

De acordo com ele falta respeito às regras de trânsito, pois muitos condutores excedem o limite de velocidade e tentam fazer ultrapassagem e conversão em locais proibidos, o que muitas vezes acaba vitimando inocentes.

Já o subcomandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Alexander Gouveia Ortiz, chama a atenção ainda para o uso de celulares durante a direção. Ele enfatizou que pesquisas apontam que os perigos em utilizar o aparelho telefônico enquanto dirige equivale a uma pessoa estar embriagada, pois o condutor perde a atenção e concentração.

O subcomandante ressalta ainda a importância do uso do cinto de segurança.

Fonte: Primeira Página

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here