Homem pesca peixe de 90 anos e 180 quilos e o devolve ao mar pensando na preservação

0
58
Yuri Ferreira
CAMARA VG

O pescador britânico Paul Stevens se especializou na captura de peixes de grande porte. O especialista em pesca estava na costa da Noruega com seu barco e pescou um halibute (ou alabote) gigante, com peso estimado de 180 quilos.

Por conta do peso e do tamanho do peixe, Stevens percebeu que se tratava de um peixe com idade avançada, que supera os 70 anos. O pescador estimou que este halibute tinha importante papel na reprodução da espécie e decidiu devolvê-lo para o mar.

Pescador é especialista em vida marinha no mar nórdico; ele devolveu o animal para fins de reprodução da espécie

Em entrevista à imprensa britânica, Paul afirmou que o animal era tão grande e forte que carregou o barco por cerca de 800 metros antes de ser imobilizado. De acordo com o pescador, a captura do halibute gigante foi muito difícil.

“Ele mergulhou três vezes e puxou o barco cerca de meia milha. Levei 20 minutos para pegar, mas isso é porque sou um pescador experiente. Poderia facilmente levar outras duas horas. Foi um trabalho extremamente árduo e levei três dias para recuperar meus ombros”, disse o britânico ao tabloide Daily Mail. Para ele, a situação valeu a pena. “Foi muito emocionante. Passei muitos anos tentando pescar um peixe deste tipo”, completou.

De acordo com Stevens, ele pegou o peixe, tirou fotos, mas não teve a capacidade de trazê-lo para dentro da embarcação. Halibutes são comestíveis e possuem relativa popularidade nos países banhados pelo mar nórdico. Contudo, ele sabia que este peixe tinha importante papel reprodutivo e deixou o animal voltar para o mar tranquilamente.

“Não há como você pesar um peixe desse tamanho. Existe uma fórmula universal de tirar as medidas de um peixe grande para calcular seu peso, que foi o que eu fiz. Por esse tamanho, também pude presumir que ele tem algo entre 70 e 90 anos”, explicou. ‘Eu coloquei de volta depois. Um peixe desse tamanho é um estoque de reprodução”, justifica.

FONTE:MSN

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here