Prazo para pedido de voto em trânsito termina amanhã; veja como solicitar em Cuiabá

0
129
Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

solicitação do voto em trânsito, recurso direcionado especialmente a eleitoras e eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral no dia das eleições. Trata-se de uma transferência temporária do domicílio eleitoral para outra cidade, desde que ela tenha mais de 100 mil eleitores cadastrados.

 

Segundo o artigo 233-A do Código Eleitoral e a Resolução TSE nº 23.669/2021, existem duas possibilidades de voto em trânsito: quem estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, poderá votar para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Já os que estiverem em outro estado poderão votar apenas para o cargo de presidente da República.

 

Em Mato Grosso, apenas quatro municípios possuem mais de 100 mil eleitores: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop. Ou seja, só nessas cidades haverá exercício do voto em trânsito. O voto em trânsito pode ser requerido presencialmente junto a qualquer cartório eleitoral, mediante a apresentação de documento oficial com foto, indicando o local em que pretende votar, sendo possível, no mesmo período, alterar ou cancelar a transferência.

 

A capital possui quatro cartórios eleitorais, locais onde a solicitação pode ser realizada. Tratam-se dos Cartórios da 1ª Zona Eleitoral, 39ª Zona Eleitoral, 51ª Zona Eleitoral e Cartório da 55ª Zona Eleitoral, todos localizados na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 5650 – Centro Político Administrativo (CPA).

 

FONTE:LEIA GORA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here