FOTO FALSA – Foto mostra Bolsonaro com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi em 2021, e não com “líder do Hamas”

0
18
Captura de tela feita em 18 de outubro de 2023 de uma publicação no Facebook © Fornecido por AFP Fact Check
ALMT TRANSPARENCIA

Por meio de uma busca reversa no Google Lens pela foto viral foi possível encontrar uma reportagem que usava  a imagem, com crédito a Alan Santos e à Presidência da República.

Uma segunda pesquisa, dessa vez pelo Flickr do Palácio do Planalto, permitiu chegar à fotografia original, além de outros registros feitos durante a visita.

Esta foi uma viagem de caráter diplomático ao Oriente Médio que Jair Bolsonaro realizou em novembro de 2021, enquanto ainda era presidente. Na ocasião, ele visitou os Emirados Árabes Unidos, o Catar e o Bahrein para participar de eventos e realizar reuniões bilaterais com autoridades.

Uma dessas reuniões foi com o xeque e príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohamed Bin Zayed Al Nahyan, atual presidente dos Emirados Árabes Unidos, como mostra uma publicação no site do governo emiradense.

Bolsonaro também publicou em sua página no Facebook um vídeo mostrando o encontro com a seguinte legenda: “Encontro com Sua Alteza Xeque Mohammed Bin Zayed Al Nahyan. – Príncipe Herdeiro de Abu Dhabi. – 15/Novembro/2021”.

O atual líder do Hamas, Ismaïl Haniyeh, foi eleito em 6 de maio de 2017 para comandar o gabinete político do movimento islamita.

Uma busca no Google pelos nomes de Jair Bolsonaro e Ismaïl Haniyeh, no entanto, não leva a nenhuma notícia de um encontro entre os dois.

Conflito Israel-Hamas em 2023

Em 7 de outubro de 2023, o movimento islamita Hamas realizou um ataque surpresa a partir da Faixa de Gaza contra Israel. Pelo menos 1.400 pessoas morreram do lado israelense, a maioria civis que foram baleados, mutilados ou queimados até a morte no primeiro dia do ataque, de acordo com autoridades de Israel.

Israel afirma que cerca de 1.500 combatentes do Hamas foram mortos em confrontos antes que seu exército recuperasse o controle da área atacada.

Mais de 3.700 palestinos, principalmente civis, foram mortos na Faixa de Gaza em bombardeios israelenses em represália aos ataques do Hamas, de acordo com o último balanço do Ministério da Saúde do Hamas em Gaza.

Em sua conta no X, o ex-presidente Bolsonaro manifestou seu apoio a Israel, mencionou que o Hamas parabenizou seu adversário nas eleições de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela vitória e enfatizou que é preciso que o lado palestino “abandone o terrorismo”.

Em diversos momentos durante o seu mandato (2019-2022), Bolsonaro buscou estreitar os laços diplomáticos entre Brasil e Israel.

Em março de 2019, realizou uma visita ao país, onde encontrou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ocasião em que fizeram uma declaração conjunta à imprensa para anunciar a abertura do escritório brasileiro em Jerusalém para a promoção do comércio, investimento, tecnologia e inovação.

Bolsonaro também propôs a mudança da embaixada brasileira em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém. Porém, após desagradar líderes de outros países do Oriente Médio e sofrer pressão interna, o ex-presidente recuou em relação à proposta.

Aperto de mãos entre Benjamin Netanyahu e Jair Bolsonaro na chegada a Israel do ex-presidente brasileiro, em março de 2019 JACK GUEZ AFP
Aperto de mãos entre Benjamin Netanyahu e Jair Bolsonaro na chegada a Israel do ex-presidente brasileiro, em março de 2019 JACK GUEZ AFP© JACK GUEZ / AFP

O AFP Checamos já verificou outros conteúdos que circulam atrelados ao conflito entre Hamas e Israel em 2023.

Fonte Portal MSN

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here