Governo deve iniciar obras no viaduto do Portão do Inferno em até 15 dias: “não fomos omissos”

0
36
Foto: Mayara Campos/Olhar Direto
CAMARA VG

O secretário de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira, anunciou nesta quarta-feira (13) que o estado deve iniciar nos próximos 15 dias obras de recuperação no viaduto do Portão do Inferno, que fica na MT-251, na Estrada de Chapada dos Guimarães, onde foi registrado dois deslizamentos de terras nos últimos sete dias.

Ele comentou que o projeto está em fase de finalização e preferiu não adiantar o que deve ser feito no local, no entanto, ressaltou que o estado, em nenhum momento, foi omisso e reforçou que o cenário seria diferente caso o governo pudesse estar com a concessão.

“Não posso adiantar o modelo, porque é um projeto que está em discussão, mas a tendência é que talvez em 15 dias, ou até antes, a gente já esteja em obra lá. Bom, a gente espera a compreensão da sociedade, da sociedade cuiabana, da sociedade chapadense. Não fomos em nenhum momento omissos, muito pelo contrário. Sempre que fizemos os estudos, os estudos foram repassados aos órgãos federais’, disse.

“Infelizmente, é muito fácil sentar e repassar o problema para os outros. Nós estamos tentando fazer a administração do Parque de Chapada e eu não sei o motivo pelo qual o governo federal não dá ao estado de Mato Grosso o gerenciamento do Parque Nacional de Chapada. Nós estamos querendo fazer, está aí. Já propusemos 30 vezes. Talvez, se a gente tivesse com esta administração, a gente já teria resolvido esse problema”, complementou.

Oliveira comentou que a portaria publicada proíbe o tráfego de caminhões com carga de 3,5 toneladas no trecho entre a Salgadeira até Água Fria para evitar o desabastecimento dos comerciantes, moradores e pontos turísticos.

Ele explicou que a medida foi necessária, pois a passagem dos veículos pesados pelo viaduto causa um movimento que pode afetar o deslocamento mais rápido da pedra.

“As nossas preocupações iniciais são essas para que a gente possa fazer o nosso trabalho técnico que está sendo desenvolvido, que é o modo como nós vamos recuperar aquele problema que está nos causando todas essas preocupações e que são preocupações que a gente tem que ter, mas também não podemos deixar de atender as pessoas que ali fizeram investimentos. Nós temos vários balneários ao longo da Estrada de Chapada, nós temos a Salgadeira, nós temos o acesso à Água Fria, ao Lago de Manso”, destacou.

O secretário ainda criticou a falta de medidas por parte do Governo Federal em relação ao problema de deslizamento. Ele reiterou que o Parque de Chapada é de competência da União e, caso a administração do atrativo estivesse nas mãos do governo do Estado, essa situação não teria acontecido.

 

 

 

Fonte: Olhardireto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here