A Polícia Civil desarticula um ponto usado por criminosos para a exploração ilegal de madeira em Mato Grosso

0
9
Foto: Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

Na segunda-feira (12/02), a Polícia Civil deflagrou a Operação Pitangueira, uma ação de combate ao desmatamento ilegal.

A ação resultou na localização de uma residência e de alojamentos utilizados pelos criminosos, além da apreensão de um trator e de diversos objetos utilizados na prática criminosa, como uma motosserra, placas solares, geradores e baterias.

A equipe da Dema iniciou as investigações a respeito do crime ambiental em uma área de reserva na cidade de Querência, após a prisão de duas pessoas em uma propriedade rural localizada a cerca de 80 quilômetros do município. Na ocasião, os suspeitos foram surpreendidos por um caminhão que transportava 14 toras de madeira nativa retirada de uma área de preservação permanente.

A equipe da Dema iniciou as diligências na região da MT-110, após a comunidade Pingo D’Água, conseguindo localizar a entrada da esplanada. Logo, notaram a movimentação de um caminhão prancha que transportava um trator, que foi localizado na mata.

Em continuidade às perspetivas na mata, os policiais adentraram em trilhas, onde foram encontradas diversas esplanadas, com árvores cortadas, o que indica que o local foi degradado recentemente. Os policiais encontraram três barracos de lona, que serviam como alojamento para os trabalhadores que trabalhavam no local para a extração de madeira.

Em um dos barracos, os policiais encontraram um coldre, uma capa de colete tático e uma munição calibre 12 deflagrada, o que demonstra a necessidade de seguranças para assegurar a atividade dos madeireiros. Em outra direção, os investigadores chegaram a avistar dois suspeitos, que, ao perceberem a presença dos policiais, iniciaram uma fuga pela mata.

Mais adiante, foi encontrada uma residência de madeira, constatando que algumas pessoas haviam deixado o local recentemente. Na residência, foram encontrados diversos objetos usados pelos infratores, como um botijão de gás, dois geradores, cadernos de anotações com diversos registros de horas trabalhadas pelas máquinas. Motosserra, bateria, placa solar, dentre outros itens.

Com base nos acontecimentos, o trator e o restante do material ilegal foram apreendidos e conduzidos à delegacia. As investigações continuam em curso para identificar todos os envolvidos no crime.

 

 

Fonte: Informações/ PJC-MT