O Ibama e o ICMBio asseguram que, em até 30 dias, entregarão o licenciamento para o Estado iniciar obras no Portão do Inferno

0
16
Foto: Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

Em reunião ampliada na manhã desta terça-feira (7) na sede do Ibama, em Brasília, representantes do Estado e representantes do Meio Ambiente e ICMBio decidiram que em até 30 dias emitirão o licenciamento para que o Estado de Mato Grosso possa iniciar as obras de duplicação da Rodovia MT-251 na região do Portão do Inferno.

Segundo o secretário da Casa Civil de Mato Grosso, Fabio Garcia (UNIÃO), o presidente do ICMBio, Mauro Pires, e o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho Mendonça, se comprometeram em liberar o documento que dá a licena de obras.

“Em 30 dias teremos o licenciamento para dar início às obras do Portão do Inferno. A notícia é importante e muito boa para nosso estado”, disse o secretário. As obras, que serão para solucionar em caráter definitivo os problemas de deslizamentos no Portão do Inferno, devem começar em caráter emergencial para evitar mais riscos no local e prejuízos à população de Cuiabá e Chapada.

Vale ressaltar que o governador assinou a ordem de serviço para a empresa realizar as intervenções no local há mais de 45 dias. O início das obras depende apenas de autorização do Ibama e ICMBio, por se tratar de um território sob tutela do Governo Federal. “Agora é aguardar os 30 dias para ter esse licencimento e a gente poder iniciar as obras”, comentou a senadora Margareth Buzetti (PSD), que também participou da reunião.

A previsão de execução dessa obra é em torno de 120 dias, a partir do início da obra, ou seja, é um prazo mais rápido. O método utilizado será o de retaludamento – uma espécie de cortes – no paredão do Portão do Inferno.

Além de Margareth Buzetti e Fabio Garcia, participaram da reunião os senadores Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (UNIÃO), o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Fronner (UNIÃO) e os secretários Marcelo Padeiro (Sinfra) e Mauren Lazzaretti (Sema).

 

 

Fonte: Informações/ Olhardireto