O coronel de Mato Grosso relata a rotina de resgate em áreas de risco no RS: “Tivemos a retirada de oito vítimas, incluindo crianças”

0
53
Foto: Sesp-MT
CAMARA VG

O ex-comandante da gerência da base descentralizada do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), tenente-coronel Ênio Teixeira, fez um balanço sobre a operação realizada pela equipe de Mato Grosso nos trabalhos de reconstrução e reparos do Estado, que foi afetado drasticamente pelas fortes chuvas que deixaram mais de 100 pessoas mortas e mais de 170 mil pessoas desalojadas. Veja vídeo no fim da matéria.

“Nós desempenhamos funções aqui embarcadas no sentido de extrair pessoas de áreas de risco na cidade de Eldorado do Sul. Tivemos a oportunidade de tirar oito vítimas de lá, incluindo crianças e pessoal que estavam sob cuidados médicos”, contou.

 O oficial explicou que os trabalhos da equipe mato-grossense estão se concentrando na cidade de Eldorado do Sul – cidade localizada na Região Metropolitana do Rio Grande – uma das mais afetadas pelas chuvas.

Além dos resgastes de pessoas em área de risco, os trabalhos também atua no transporte de mantimentos, roupas e outros tipos de ajuda às pessoas mais prejudicadas pela forte tempestade que atingiu o Estado sulista.

“Depois desses atendimentos, fomos empregados na logística de transporte de médicos de São Paulo para mesma localidade e continuar os atendimentos e triagem das vítimas, remoção dessas pessoas para locais apropriados, tivemos que fazer vários voos para levar a equipe médica que chegou de São Paulo também para ajudar”.

Dados atualizados apontam que a equipe Águia 4, do Ciopaer, já tirou da área de risco mais de 10 gaúchos. Apesar de cansativo, o militar garante que é com muita satisfação que participa dos trabalhos.

“Tivemos voos de conhecimentos do local, voos de logística, transporte de água, bastante voos para apoiar o pessoal de São Paulo. Foi bastante cansativo, mas com bastante proveito do tempo disponível e da máquina nossa, da equipe. A gente conseguiu atender bem o povo do Rio Grande do Sul nesse momento tão difícil”, completou.

 

 

Fonte: Informações/ Olhardireto