Premiado Thelma & Louise leva o feminismo para a tela do Cine Teatro Cuiabá

0
212
Foto: Reprodução
CAMARA VG

A quarentona Louise Sawyer e a dona de casa Thelma estão cansadas da vida monótona que levam. Juntas, as amigas resolvem deixar tudo para trás e pagam a estrada em um Thunderbird 1966 conversível. Mas tudo foge do controle quando se envolvem em um crime e decidem fugir para o México. Thelma  & Louise (1991) é mais uma obra cinematográfica que compõe a programação do projeto Encontros com Cinema – Filmes de Estrada e será exibido nesta terça-feira (5), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá.

O filme do diretor Ridley Scott traz grandes nomes do cinema em seu elenco como Geena Davis, Susan Sarandon, Brad Pitt, Christopher McDonald, entre outros. É considerado um clássico, recebeu seis indicações ao Oscar – levando a premiação de Melhor Roteiro Original, e foi vencedor do Globo de Ouro de Melhor Roteiro.

A projeção mostra a fuga das amigas, após Louise matar um homem que abusava sexualmente de Thelma. Uma história criada com a intenção de ser um buddy film – com dois protagonistas do mesmo gênero, que acabou sendo reconhecido como um dos filmes mais feministas do cinema nos anos 90.

Lançado há mais de duas décadas, Thelma & Louise foi o primeiro road movie a inovar e apresentar como protagonistas duas amigas, interpretadas por Susan Sarandon e Geena Davis, deixando aos homens os papéis coadjuvantes. À nomes como Brad Pitt e Harvey Keitel, restaram personagens que serviram de apoio às aventuras do dueto de ruivas.

Ao todo, a série Filmes de Estrada, do projeto Encontros com Cinema contempla 15 obras cinematográficas que são exibidas sempre às terça-feiras e os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia), cobrados como taxa de manutenção dos equipamentos. O ciclo de filmes teve início em Julho e segue até final de outubro.

Encontros com Cinema é uma parceria do Cine Teatro Cuiabá (CTC) com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência (Procev), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. A curadoria é de Diego Baraldi e Ana Maria Souza.

O Cine Teatro Cuiabá é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), administrado via contrato de gestão compartilhada pela Associação Cultural Cena Onze.

Confira a programação completa:

05/09: Thelma & Louise (1991)
12/09: Amor à queima roupa (1993)
19/09: Priscila, a rainha do deserto (1994)
26/09: E sua mãe também (2001)
03/10: Sideways, entre umas e outras (2004)
17/10: Na natureza selvagem (2007)
24/10: Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009)
31/10: Olhe para mim de novo (2011)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here