MP faz ofensiva contra alvos citados na delação de Silval; novas operações em 2018

0
231
CAMARA VG

A temida DEFAZ – Delegacia Especializada de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública, terá bastante trabalho já no começo do ano de 2018. Vários Inquéritos Policiais foram abertos neste derradeiro dezembro de 2017, sempre provocados pelo Ministério Público Estadual (MPE). A maioria dos alvos integrava a gestão do ex-governador, Silval Barbosa, entre os anos de 2010 e 2014.

ODocumento realizou levantamento junto ao portal da instituição e observou que vários inquéritos foram abertos e provocados pelo MP. O promotor Sérgio da Silva Costa da 24ª Promotoria  de Justiça da Defesa da Administração  Pública e da Ordem Tributária, requereu à DEFAZ investigação sobre a empresa PERIMETRAN – Perícias Médicas do Trânsito Ltda, que presta serviços de perícias médicas  no DETRAN-MT.

Já a promotora Marcia Borges Silva Campos Furlan, da 17ª Promotoria de Justiça Criminal pediu a DEFAZ instauração policial sobre o IEL – Instituto Evaldo Lodi, consta que  a inquirição dar-se-a  supostamente por  crimes contra a lei de licitações, o IEL também é outro fornecedor de serviços para o Estado de Mato Grosso.

Ana Cristina Bardusco Silva, da 14ª Promotoria de Justiça da Defesa da Adm. Pública e da Ordem Tributária é responsável pela devassa nas empresas Lumen Consultoria Construções e Comércio Ltda, e Lumiral Comércio Dismafe Distribuidora de Máquinas e Ferramentas S/A Importação e Exportação, inclusive foi requerido junto a SEFAZ/MT a abertura de ações fiscais em desfavor das empresas investigadas. 

Na mesma investigação constam ainda velhos conhecidos da população como : Valério Francisco Peres de Gouveia, que foi ex-secretário Adjunto da (SICME), Secretaria de Indústria, Comércio e veio a falecer em abril quando visitava  a Argentina, Marcel de Souza de Cursi, ex secretário de Fazenda de MT e Pedro Jamil Nadaf, delator e ex-secretário da Casa Civil.

Quem também apareceu no radar foi o suplente de deputado estadual, Meraldo Figueiredo Sá (PSD), porém, as investigações contra o político correm no GCCO – Grupo de Combate ao Crime Organizado. O processo encontra-se no NACO – Núcleo de Competências Originárias, vara para pessoas que tem foro privilegiado, o andamento processual ocorreu no último dia 18/12.

Outra ilustre personalidade que aparece é o prefeito de Planalto da Serra – MT, Rosimar Alves Pereira, também investigado no NACO, por utilização de veículos e maquinários da prefeitura municipal totalmente descaracterizados (sem adesivagem do município), esses bens estariam sendo utilizados em atividades privadas e sem interesse público.

O prefeito foi denunciado pelos vereadores Zeniu Apolonio da Silva, Maria da Conceição Alves de Sousa e Natal Alves de Assis Sobrinho por supostamente atos ímprobos. Desde o dia 15/12 já encontra-se sob os olhares da DEFAZ.

Aparecem também alguns desconhecidos, como Ruy Barbosa Batista Junior, Rone Rubens da Silva Gonzalez, Nilson Moreia Barbosa e Laurinda Alves Pinheiro, o pedido de averiguações é por crime contra Lei das Licitações e já esta disponibilizado desde o dia 19/12 na DEFAZ para diligências.

O Documento

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here