Motoristas chegam a esperar 5 horas para renovar CNH no Detran

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ALMT TRANSPARENCIA

Centenas de pessoas que passam pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) diariamente estão tendo que enfrentar filas por até cinco horas, muitas vezes sujeitas à chuva e ao Sol.

A reportagem esteve na sede do Detran em Cuiabá, nesta semana, e constatou o transtorno que tem sido realizar a maioria dos procedimentos.

A área destinada para a habilitação tinha pessoas sentadas no chão, pois todos os assentos estavam ocupados, além de haver pouco espaço para transitar pelo ambiente.

Muitos que tentavam renovar a CNH acabavam desistindo devido à demora.  Alguns chegaram a esperar mais de cinco horas para conseguir atendimento.

O corretor de imóveis Vinícius Alvino, de 29 anos, que já tentou renovar a carteira em dois lugares diferentes, relatou a penúria para conseguir concluir o processo.

“Eu fui lá no Detran do Coxipó e havia mais de 300 pessoas na minha frente. Não consegui. Tive que vir aqui [sede do Detran], pegar senha mais uma vez. É a segunda vez que estou tentando renovar a habilitação e está lotado”, revelou.

Ele estava indignado com o descaso. “Todo setor em que você vai está lotado. Isso não se faz com a população”, protestou o corretor.

Já a aposentada Marise Ramos, de 60 anos, esperou cerca de cinco horas para tirar uma foto e foi embora sem conseguir.

“O atendimento do Detran é péssimo. É muito demorado e [os funcionários] ficam culpando o sistema eletrônico, a internet. Por que não colocam aparelhagens potentes, já que o Detran é uma máquina de ganhar dinheiro?”.

Ela ainda criticou a espera na distribuição das senhas. “Eu demorei duas horas para pegar a senha. E observei na fila todo mundo reclamando”.

Além disso, a aposentada também denunciou que idoso não tem preferência no atendimento, que é garantida por lei.

“Primeiro que idoso não tem vez. É tudo igual. Estacionamento para idoso não funciona, ninguém ali tem cartão”, informou Marise.

Jânio Augusto, de 57 anos, que é autônomo, também ficou mais de três horas esperando para ser atendido e ainda passou meia hora na fila para conseguir retirar uma senha.

“Na hora em que cheguei e fui pegar uma senha, a fila não andava e isso era em torno de 12h15”, afirmou.

Jânio também se mostrou preocupado por todo o tempo que passou no órgão público. “Em um dia só você não consegue fazer. Eu já perdi uma tarde aqui e não posso faltar no serviço porque lá dependem de mim”.

Para o autônomo, a mudança de local para realizar os exames oftalmológicos só piorou uma situação que já era ruim.

“Antes você fazia o exame de vista aqui e voltava rápido para terminar os processos. Agora tem que ir em outros lugares, enfrentar trânsito, voltar de novo aqui e pegar senha. Essa mudança para fazer o exame só piorou a situação”, expôs.

A alteração dos locais de exames médicos e psicológicos entrou em vigor em junho de 2017. Os procedimentos médicos, que antes eram oferecidos na sede do Detran e no Ganha Tempo de Várzea Grande, passaram a ser realizados nos consultórios dos próprios médicos credenciados.

Essa mudança fez com que os motoristas passassem a ter que marcar consultas nos consultórios de médicos credenciados, muitas vezes em pontos distantes de onde moram.

Ele acredita que a negligência do Detran contra a população precisa ser revertida com urgência.

“O povo não pode ficar do jeito que está aqui, não. Isso é um descaso. Tem que melhorar muito isso aqui e o mais rápido possível”.

Para Jânio, a solução para a superlotação seria a criação de mais postos de atendimentos.

“Porque só aqui que estão fazendo as coisas e isso dificulta ainda mais para a gente”, sugeriu.

 

O outro lado

A assessoria de imprensa do Detran informou que os atendimentos médicos são distribuídos equitativamente conforme a determinação do Conselho Federal de Medicina.

Ainda alegou que, por causa da limitação do espaço físico da sede e de uma decisão judicial, não é possível acomodar todos os profissionais médicos no mesmo prédio.

Em relação ao atendimento prioritário, o Detran afirmou que distribui senhas diferenciadas para o usuário que precisa deste tipo de serviço.

A assessoria revelou ainda que está implementando um sistema mais ágil para a renovação da CNH, ainda em estruturação, tendo como medidas por exemplo a realização do agendamento online.

A assessoria ainda reforçou que as denúncias e reclamações podem ser feitas pelo SIC (Serviço de Atendimento ao Cliente), no site do do órgão.

Midia News.

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