Presidente da ALMT vai convocar deputados para definir situação de Gilmar Fabris

0
211
CAMARA VG

O Documento

A permanência ou revogação da prisão do deputado Gilmar Fabris (PSD) deve ser decidida nesta terça-feira (19), com a convocação de sessão extraordinária pelo presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (PSB). Fabris foi detido cautelarmente na última sexta-feira (15) pela Polícia Federal, no âmbito da Operação Malebolge, em cumprimento a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux.

O deputado estadual é acusado de tentativa de obstrução à Justiça, já que deixou o apartamento em Cuiabá horas antes de ser deflagrada a Operação e se refugiou em sua fazenda, no município de Rondonópolis. O circuito interno de câmeras do registrou a saída do deputado carregando uma maleta, ao deixar o local. Residência e gabinete na ALMT de Gilmar Fabris foram vasculhados pelos policiais federais. Outros 7 deputados foram alvos da Operação Malebolge.

O Parlamento estadual foi notificado no último sábado (16), apesar do presidente da ALMT negar o fato. Na tarde desta segunda-feira, Botelho esteve reunido com procuradores da Casa de Leis para definir sobre a sessão extraordinária.

Antes de ser submetida à votação dos deputados, a manutenção da prisão de Fabris será avaliada pela Comissão de Ética da Assembleia. Integram a Comissão os deputados Pedro Satélite (PSD), Saturnino Masson (PSDB), Oscar Bezerra (PSB), Silvano Amaral (PMDB) e Janaína Riva (PMDB).

Conforme prevê a Constituição Federal, para votar sobre a manutenção de prisão parlamentar é preciso que a maioria absoluta dos deputados esteja em plenário, ou seja, ao menos 13 parlamentares no total.

Além de Fabris, os deputados Pedro Satélite, Oscar Bezerra e Silvano Amaral foram citados na delação premiada do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) como beneficiários de propina. Outros 15 deputados também foram citados pelo ex-governador, favorecidos em esquema de desvio de recursos públicos.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here