Festas na UFMT poderão ser liberadas a partir de dezembro depois de cinco anos de proibição

0
203
Reprodução
CAMARA VG

Olhar Direto

As festas e eventos no câmpus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) podem ser regulamentadas ainda este ano, caso a proposta de resolução seja aprovada no Conselho Superior da universidade. A previsão da reitora Miryam Serra é que o assunto seja discutido em dezembro.

“Esta matéria está em nosso conselho superior, é bem provável que até dezembro seja analisada no conselho superior. Até o momento as festas com bebidas alcoólicas são proibidas na universidade. A proibição existe enquanto está vigente a resolução, para mudar isso precisa ter outra decisão, que provavelmente será em dezembro.”, afirmou Myriam durante evento na Prefeitura de Várzea Grande.  

De acordo com o estudante Vinicius Brasilino, um dos coordenadores do Diretório Central Estudantil (DCE), a nova resolução que regulamenta trás avanços em relação a proibição anterior. O documento recebeu contribuições durante um mês da comunidade acadêmica e depois disso foi remetido ao relator do processo no Conselho Superior. Brasilino, no entanto, destacou que o tempo foi curto.

“Eu sinto que a proposta traz muitos avanços, isso não há como negar, mas acredito que o tempo de contribuição não foi o suficiente, acho que seria necessário uma discussão mais aprofundada com a comunidade, tem muita coisa que tem como melhorar”, falou.

Se for aprovada, a resolução vai permitir que qualquer pessoa faça um pedido para realizar eventos dentro da universidade, desde que seguindo alguns critérios pré-estabelecidos de segurança e de confiabilidade. Além de eventos acadêmicos, tudo indica que a resolução também vai prever comemorações mais festivas, principalmente aquelas promovidas pelos discentes.

A suspensão ou proibição dos eventos dentro do câmpus foi uma decisão tomada pela antiga reitoria, Maria Lúcia Neder, no final de 2012. Na ocasião, Neder defendeu que a proibição serviria para garantir proteger os estudantes, uma vez que a instituição não poderia assegurar a segurança dos discentes durante as festas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here