Servidores da SES inspecionam comércio e circuito da Caravana da Transformação

0
186
Reprodução
CAMARA VG

Uma equipe de 18 técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) e do Escritório Regional de Saúde em Cáceres realiza o trabalho de acompanhamento da execução dos serviços oftalmológicos durante a Caravana da Transformação no município. O trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, envolve a inspeção sanitária, epidemiológica e ambiental e visa prevenir epidemias e surtos de doenças.

Além dessa ação conjunta, uma equipe técnica do setor de controle e avaliação da SES/MT fiscaliza a prestação do serviço da empresa 20/20 contratada para realizar os exames e cirurgias oftalmológicas; e técnicos da Vigilância em Saúde inspecionam as condições de higiene dos estandes instalados na Caravana, além dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgoto no circuito do evento. Os trabalhos são coordenados pela Superintendência de Gestão Hospitalar e Ambulatorial da SES/MT.

Os exames e cirurgias são autorizados por um médico regulador do Escritório Regional de Saúde de Cáceres; esse trabalho é realizado diariamente e de acordo com a demanda atendida pela empresa 20/20, contratada para prestar os serviços oftalmológicos.

Outro serviço realizado pela SES/MT é por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que está no local com duas equipes, das quais uma com ambulância básica e outra com ambulância avançada.

Até domingo (25.02), foram inspecionados 30 estabelecimentos comerciais existentes em Cáceres, entre bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e alojamentos onde estão instalados os pacientes que são de municípios vizinhos atendidos na Caravana. No total, os técnicos verificaram as condições de higiene e da água de 15 hotéis e de 13 estabelecimentos que comercializam alimentos, além de dois alojamentos, sendo um instalado no Parque de Exposições e o outro na sede da Delegacia Especial de Fronteira (Defron).

Dentro do circuito da Caravana da Transformação são inspecionadas diariamente duas carretas com centros cirúrgicos, uma carreta com consultório e outra carreta onde funciona o almoxarifado. A inspeção inclui, também, as lanchonetes credenciadas pela organização da Caravana para vender lanches nas redondezas e dentro do local do evento.

Os locais de preparação dos alimentos servidos aos pacientes passam por inspeção sanitária diariamente, para evitar possível contaminação alimentar e surto de diarreia.

A qualidade da água servida dentro do Circuito da Caravana é inspecionada diariamente, especialmente a água usada pelo centro cirúrgico, onde ocorrem as cirurgias de catarata, pterígio, Yag Laser e nos consultórios onde são realizados os exames pré-operatórios. “Sempre no dia anterior às cirurgias realizamos a coleta de amostras de água e, ao término de cada dia de cirurgia, refazemos os testes. Essas medidas preventivas evitam possíveis contaminações dos pacientes durante os procedimentos médicos”, informou a superintendente Selma Aparecida de Carvalho.

Nesse período de chuvas frequentes e com grandes volumes, o serviço de inspeção da Vigilância Ambiental é diário e é necessário para eliminar focos de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, dentro e fora da estrutura montada para sediar a Caravana da Transformação realizada pelo governo do Estado e que está na sua 12ª edição.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here