Megaoperação cumpre mandados em Mato Grosso e outros seis Estados

0
313
CAMARA VG

A Polícia Judiciária Civil (PJC) do Distrito Federal deflagrou a megaoperação ‘Torre de Babel, com a finalidade de desarticular uma organização criminosa suspeita de praticar crimes como tráfico de drogas, roubo, furto e desvio de carga em Mato Grosso e outros seis Estados da federação. Ao todo, são 120 mandados cumpridos em Brasília e outras 14 cidades pelo país na manhã desta quarta-feira (10).

Leia mais:
Polícia Civil prende 191 pessoas em operação contra roubos e latrocínios
 
Além de Mato Grosso, também são alvos os seguintes Estados: Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Goiás, Santa Catarina e Paraná. Ao todo, são cumpridos 72 mandados de busca e apreensão, 42 de prisão preventiva e 6 de prisão temporária.
 
A operação é resultado da junção de duas investigações que começaram há cerca de nove meses: a "Porto Seco" (contra furto e roubo de cargas) e a "Ilha da Fantasia" (contra tráfico de drogas).
 
O líder do bando contava com o apoio de três homens nas duas frentes de atuação. Ele armazenava "grande quantidade de droga" em uma propriedade em Cristalina (GO). A operação recebeu apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Força Aérea Brasileira (FAB).
 
A operação "Torre de Babel", coordenada pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado, começou com a investigação de "Toninho do Pó", suspeito de liderar um grupo criminoso dedicado ao tráfico de drogas.
 
Ao final, a polícia descobriu tratar-se de uma organização criminosa interestadual "dedicada não apenas à traficância, mas também a roubos, furtos e desvios de cargas, posteriormente revendidas em cidades de seis estados brasileiros, além do Distrito Federal", de acordo com a Polícia Civil do DF.
 
De acordo com as investigações, o líder da organização contava com o apoio de dois "braços" para praticar roubos e furtos de cargas. Eles teriam recrutado motoristas e falsificado as notas fiscais dos produtos roubados, além de registrado falsas ocorrências de roubo e furto de carga.
 
Torre de Babel
 
O nome da operação refere-se à grande quantidade de cidades alvos da atuação do grupo criminoso e, também, ao grande número de forças mobilizadas para desarticular o esquema. 

 

Fonte: Olhar Direto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here