Mato Grosso registra primeiro caso suspeito de coronavírus; paciente viajou à Ásia

0
308
Foto: Reprodução/Ilustração
ALMT TRANSPARENCIA

Fonte: Olhar Direto

Uma mulher de 34 anos, identificada como K.C., está internada e isolada no Hospital Regional de Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá) por suspeita de ter contraído coronavírus. Este é o primeiro caso em Mato Grosso em que se cogita a possibilidade de que um paciente esteja carregando o vírus.

O novo vírus é apontado como uma variação da família coronavírus. Os primeiros foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde.

A variação originada na China foi nomeada oficialmente pela Organização Mundial de Saúde como “Doença Respiratória de 2019-nCoV” em 30 de janeiro. Ainda não está claro como ocorreu a mutação que permitiu o surgimento do novo vírus.

Ainda não se sabe como se deu a primeira transmissão para humanos. A suspeita é que tenha sido por algum animal silvestre. O tipo de animal e forma como a doença foi transmitida ainda são desconhecidos. Uma hipótese é que o novo vírus esteja associado a animais marinhos. Entretanto, ao menos duas pesquisas apontam outras possibilidades: uma delas cita a cobra e, outra, os morcegos.

Cientistas do Colégio Imperial de Londres estimaram que a taxa de transmissão do novo coronavírus entre humanos é de duas a três pessoas para cada paciente infectado.

Foram identificados sintomas como febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here