Denúncia é grave e caberia impeachment’, diz ex-presidente da Câmara sobre Zé do Pátio

0
258
Foto: Divulgação
CAMARA VG

Fonte: Olhar Direto

Parlamentar que presidiu a Câmara Municipal de Rondonópolis nos dois primeiros anos do mandato do prefeito José Carlos do Pátio (SD), o vereador Rodrigo da Zaeli (PSDB) declarou que o Poder Legislativo irá acompanhar de perto a investigação de superfaturamento na aquisição de materiais de consumo para o combate à pandemia da Covid-19 e que a grave denúncia pode render pedidos de impeachment contra o chefe do Executivo.

Um dos vereadores que votou a favor da criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar a suposta irregularidade, que foi arquivada pela base do prefeito no mês de maio, Zaeli disse ao Olhar Direto, que a investigação deflagrada pela Polícia Civil, junto com outras irregularidades apontadas pela Câmara Municipal, reúne elementos para que surjam pedidos de impeachment contra o prefeito.

“Fizemos esta denúncia de compra superfaturada e tentamos fazer uma investigação via Comissão Especial de Investigação na Câmara, mas não conseguimos aprovar, pois não tivemos os onze votos. Mas fizemos a denúncia na própria Polícia Civil e no Ministério Público. Que bom que a Polícia está investigando porque a Câmara não conseguiu apurar”, explicou o parlamentar.

“Caberia sim [pedidos de impeachment], pois a denúncia é grave e não é a única. Este é apenas um processo. Temos um processo de brinquedos superfaturados na secretaria de Educação, a compra de respiradores de quase R$ 4 milhões e até agora não chegou e nem devolveram o dinheiro. Então tem outras ações que no conjunto da obra, caberia sim uma medida maior e até uma responsabilização do Poder Executivo, pois existe fundamento”, afirmou.

A operação que investiga a ocorrência de superfaturamento e outras irregularidades na aquisição de materiais de consumo para o combate à pandemia da Covid -19 pela Prefeitura de Rondonópolis, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (15), pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) e da Delegacia Regional, pelo Ministério Público Estadual e Ministério Público de Contas.

Além do mandados de busca e apreensão, a justiça também determinou o afastamento imediato da secretária municipal de Saúde de Rondonópolis, Izalba Diva de Albuquerque Oliveira.

Uma participação do prefeito José Carlos do Pátio no esquema de superfaturamento nas compras, não foi descartada pela Polícia Civil.

Em nota, o chefe do Executivo disse que a deflagração da operação não era necessária e que as compras suspeitas já foram canceladas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here