Em homenagem ao filho que morreu, mãe arrecada alimentos para café da manhã de crianças com câncer

0
186
Foto: Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

Fonte: Olhar Direto

Foi em 23 de setembro de 2019 que Enzo Gabriel, com cinco anos e 11 meses, não resistiu na luta contra um linfoma de Burkitt e faleceu. Para homenagear o filho que estava prestes a completar seis anos de vida, Laryssa Tuianny Ramos Rios quer arrecadar mantimentos para os pacientes do Hospital de Câncer de Cuiabá e realizar um café da manhã na Ala Infantil.

O linfoma de Burkitt é um tipo de câncer do sistema linfático, que afeta particularmente os linfócitos, que são as células de defesa do corpo. Este câncer pode estar associado à infecção pelo vírus Epstein Barr (EBV), pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), mas também pode surgir de alguma alteração genética, de acordo com informações do site Tua Saúde.

“Antes de falecer, estávamos conversando a respeito do aniversário dele que seria 23 de outubro. Ele falou que queria uma festa em casa, como todo ano era feito, e uma no Hospital para os amiguinhos. Infelizmente, ele faleceu antes”, conta a mãe.

Na época, a mãe realizou um café da manhã com a família para os pacientes do setor onde o filho ficava. “Foi algo simples, que as crianças poderiam comer e a pediatria liberou”, acrescenta.

Em homenagem aos sete anos que Enzo completaria em 2020, Laryssa decidiu abrir o projeto e arrecadar doações de alguns alimentos consumidos pelos pacientes oncológicos. “Nesse ano pensei: por que não abrir para o público e mais pessoas ajudarem arrecadar mantimentos? ”, questionou.

“A princípio, era só entre família e amigos, mas abri um grupo e comecei a compartilhar no Facebook. A minha ideia é arrecadar alimentos e mantimentos, coisas que os profissionais liberaram. Tanto que eu peguei uma lista no Facebook do Hospital. É uma lista dos mantimentos que eles mais usam em um todo, quanto na pediatria, quanto na Ala Adulta”, disse.

O evento será realizado no dia 21 deste mês, data que o Hospital de Câncer terá o maior número de crianças internadas e em consulta. As listas (disponíveis na galeria abaixo) incluem alguns itens de alimentação para café da manhã, outras refeições diárias e fraldas de diversos tamanhos. As doações também podem ser feita em dinheiro, no valor que estiver ao alcançe de cada um.

Contato: (65) 99290-4557 (Laryssa). 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here