Documentário traz relatos que colaboram com a perpetuação e a manutenção da tradição do Cururu

0
486
Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

O documentário “Cururueiros do Pantanal”, que será lançado no próximo dia 30 de maio, traz relatos que colaboram com a perpetuação e manutenção da tradição, como também as manifestações culturais ribeirinhas que alimentam o imaginário do Cururu. A obra conta com a direção de Vicente Delgado.

“Pudemos conhecer melhor alguns aspectos da formação dessa musicalidade tão genuína e aprendemos muito. Ainda durante a captação das imagens, nas diversas localidades, compreendemos que, apesar da simplicidade no cantar, o cururueiro é um gênio na sua essência, pois conseguiu criar algo a partir da sua própria experiência de vida e tudo isso é retratado nas suas composições”, declara ele.

A equipe visitou cururueiros em Cuiabá, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço, onde conversou com esses mestres e pode relatar suas histórias, seus conceitos e, principalmente, a figura do cururueiro em um contexto cultural, onde nasceu, como vive, sua profissão e seu envolvimento na sociedade.

Quem conduz toda a narrativa é o filho do Seu Manoel Tomaz da Silva e dona Maria Antônia da Silva, o cuiabano Thomaz Flaviano, que nasceu na tradicional Comunidade do Bairro São Francisco, onde se mantêm até hoje as tradições das Festas de Santos. “Costumo dizer que sou filho e neto de cururueiro e me tornei um deles em homenagem ao meu pai, meus tios e avós, que também eram cururueiros”, afirma.

O projeto é realizado em parceria com a Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato), responsável pela captação e execução dos recursos. Também foi fechada uma parceria com a Agronews, responsável por toda direção e produção de imagens, por meio de seu diretor, Vicente Delgado, e equipe. A pesquisa bibliográfica e o registro do Cururu ficaram por conta da Associação Movimento Vambora!.

O documentário traz a contribuição de Seu Zé Curutú, de Barão de Melgaço, que veio a falecer. Ugo da Conceição Padilha, defensor da cultura popular, que faleceu em novembro de 2020, também será homenageado com algumas imagens de sua trajetória.

Fonte: Olhar Direto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here