Secretaria celebra Dia da Música com apresentações musicais e culturais

0
158
Fonte: Secom/VG
CAMARA VG

Na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Música (21 de junho), a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), por meio da Superintendência de Cultura, promoveu várias ações para celebrar a data, entre elas o evento de encerramento do curso de música da Casa de Artes. O evento foi realizado na Biblioteca Pública Municipal Professora Laurinda Coelho, no bairro Cristo Rei, e contou com apresentações musicais dos alunos que concluíram o curso, além de apresentações de siriri, cururu e lambadão. Vale lembrar que a atividade seguiu as normas de biossegurança contra Covid-19.

A subsecretária Maria Alice de Barros destacou que a data é muito importante e a Secretaria não poderia deixar passar em branco. “A música é muito importante para nós, pois nos traz paz, alegria, aprendizado e conhecimento. Quero parabenizar a todos os envolvidos nesse evento, em especial ao professor Ney, do curso de música, e à banda municipal, em nome do maestro Uelinton, que vêm trabalhando muito em Várzea Grande e acreditam na importância da música”.

Segundo o superintendente de Cultura, Joilson Marcos da Silva, o prefeito Kalil Baracat incumbiu a Superintendência a realizar esse evento, promovendo o encontro da música, do siriri, do cururu e do lambadão, que são símbolos da cultura mato-grossense.

“Esse evento faz uma homenagem aos alunos da Casa de Artes, que estão encerrando o curso de música. Essa é uma forma de incentivá-los para que não desistam da música, pois ela tem a magia de levar coisas boas para o mundo e deixar a alma mais leve. Principalmente nesse momento tão difícil que estamos passando”.

Para o professor Ney da Silva Costa, que leciona o curso de violão na Casa de Artes, eventos como esse são importantes para os alunos, pois como estão começando agora no mundo da música, é uma forma de adquirirem experiência para tocar em público.

“Sou professor de violão há 40 anos e há sete anos trabalho na Casa de Artes, com o curso de violão básico e intermediário, e hoje me sinto lisonjeado em participar desse evento e saber que temos total apoio da Prefeitura e da Smecel no nosso trabalho”, ressaltou.

Mariane Júlia da Silva, umas das alunas que se apresentaram no evento, disse que ficou muito feliz em mostrar um pouquinho do seu talento para as pessoas. “Canto desde bem pequena. Aprendi a gostar da música com o meu pai, que também é professor de música, e hoje foi um momento muito especial para mim, pois amo cantar e muitas pessoas puderam me ver”.

Na oportunidade, foi realizada a cerimônia de entrega simbólica, à Banda Municipal, dos instrumentos do Edital Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Músicas 2020 da Fundação Nacional de Artes.  A Banda Municipal foi inscrita pela Superintendência de Cultura no edital de seleção e foi contemplada com três instrumentos, sendo dois saxofones e um trombone.

Conforme destacou o maestro Uelinton Santos, não teria nada mais propício do que no dia internacional da música a banda ser presenteada com esses instrumentos. “Eles vão nos ajudar bastante, pois vão melhorar o nosso trabalho e levar uma música de qualidade para a população”.

Fonte: Secom/VG

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here