Análise aponta que jacaré encontrado morto de forma cruel no Parque das Águas não é ‘Celso’

0
274
CAMARA VG

Uma análise feita pela Prefeitura de Cuiabá apontou que o jacaré encontrado morto no Parque das Águas, na última segunda-feira (31), não seria o que ganhou o apelido de ‘Celso’. Segundo o diretor-presidente da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviço (Limpurb), Vanderlúcio Rodrigues, constatou-se posteriormente que o animal era de porte menor.

“Fomos acionados por nossa equipe, que encontrou o jacaré morto. Pela imagem inicial, verificamos que ele tinha sofrido traumatismo, deve ter levado pauladas na cabeça, corpo e tinha também outros ferimentos [furos pelo corpo], o que o levou a óbito”, comentou o diretor-presidente da Limpurb.

Vanderlúcio ainda explicou que, no primeiro momento, pensou que poderia ser o jacaré Celso. Porém, posteriormente ficou claro que era um dos outros animais que vivem no lago. “Era um jacaré de dimensão menor, ao contrário do famoso ‘Celso’, que pelas imagens que temos mostram que ele é maior”.

O último levantamento feito pela Prefeitura de Cuiabá mostra que pelo menos quatro jacarés vivem no Parque das Águas. “Fizemos um boletim de ocorrências, para que a Delegacia do Meio Ambiente (Dema) investigue. Pedimos que a população não ataque os animais. A gestão Emanuel Pinheiro (MDB) trabalha com o bem estar dos animais. A natureza é vida, precisamos cuidar”, esclareceu Vanderlúcio.

Celso

O jacaré é constantemente visto nas redes sociais de quem frequenta o local. Ele virou um dos principais atrativos turísticos e muitas pessoas de outras cidades vão até o lago na tentativa de vê-lo ou fotografá-lo.
Certo dia, ele chegou a ser flagrado atravessando a rua que fica ao lado da lagoa na faixa de pedestres.

Em novembro de 2018, um jacaré  foi capturado pelo Corpo de Bombeiros próximo a Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), para onde o animal tinha ido. Os homens da corporação tiveram dificuldade em removê-lo do local.

O local, que é habitat de cobras, jacarés e capivaras, possui uma área de lazer de 270 mil m². Conta também com 1.500 metros de pista de corrida e caminhada, 1.600 metros de ciclovia, além de dois restaurantes e um Food Park.

Maus-tratos a animais é crime. Até setembro de 2020 vigorava a Lei de Crimes Ambientais 9.605/98, que estabelecia pena previa de três meses a um ano de reclusão, além de multa para abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação animais. Com a sanção da Lei 1.095/2019, a punição aumentou para reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda.

A população pode auxiliar na conservação do Parque e preservação da fauna e flora local e diante de qualquer irregularidade, deve realizar denúncia via telefone (65) 3645-5500 ou entrar em contato diretamente com a Polícia Militar (190).

 

Fonte: Olhar Direto 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here