Quinze mil padrões de energia em Mato Grosso possuem erro que prejudica consumidor, diz Avallone

0
108
Reprodução
CAMARA VG

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa realizou uma sessão nesta quinta-feira (7) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Entre os dados apresentados está o de que cerca de 15 mil padrões de luz estão com erro, que prejudica o consumidor. O deputado estadual Carlos Avallone afirmou que mais dados reveladores ainda devem ser apresentados na CPI.

Foi ouvido pela CPI nesta quinta-feira (7) o presidente da Ager-MT, Luis Alberto Nespolo, para mostrar resultados dos trabalhos realizados na operação “Tudo às claras”. Além dele, o Secretário adjunto de proteção em defesa dos direitos dos consumidores do Procon, Edmundo Taques, também foi ouvido para mostrar os trabalhos finais desempenhados pelo grupo de fiscalização que atuou na operação. O deputado Carlos Avallone viu com positividade os dados apresentados.

“Uma CPI que nem a nossa ter um aval do Ministério Público Federal, do Ministério Público Estadual, ter o aval do PROCON, ter aval do IPEM, ter o aval da Decon e da Ager, isso vai dar um respaldo muito grande, não vai ser palpite, opinião, certo? Vai ser um trabalho técnico, talvez os resultados não sejam o que a gente quer ouvir, mas do que eu ouvi ali já tem coisas muito importantes”.

Avallone citou que o grupo irá analisar todo o contexto, seja “do padrão para dentro ou do padrão para fora”. Conforme o que foi apresentado na sessão de hoje, o parlamentar calculou que cerca de 15 mil padrões de luz estão com erro e prejudicam o consumidor.

“Eles já informaram que um por cento dos padrões tem erro, e erro contra o consumidor. Se você for fazer essa conta de um por cento, dá quinze mil padrões, quinze mil medidores. Não é pouco, são números altos, né? […] Então assim, então tem muita informação ali que vai mostrar a amplitude desse trabalho”.

Segundo o deputado os trabalhos ainda devem ser ampliados, apenas a primeira fase de trabalho foi terminada, e um relatório sobre o que já foi analisado será produzido.

“Tem erros e defeitos que precisam ser corrigidos. O atendimento está sendo analisado, a qualidade da atenção dada ao consumidor, a resposta, o tempo de demora de resposta, e é acompanhado pela Ager, que fiscaliza isso. Isso pode gerar uma série de desdobramentos e no nosso relatório vai constar tudo isso”, explicou.
De acordo com Avallone, o grupo de fiscalização está trabalhando desde o segundo semestre de 2020. Ele confia que o MPF, MPMT e Delegacia do Consumidor (Decon) irão tomar as providências necessárias, após a apresentação do relatório.

“O que a Aneel acha de quinze mil medidores [com erro]? […] Eu também preciso saber o que a Ager vai dizer sobre isso. Então aí tem muitas informações que serão muito importantes no desdobramento da nossa CPI. […] Eu estou eu estou satisfeito é de nós podermos estar chegando a conclusões que nunca chegamos, sobre o que é o problema das contas altas. Isso é importante, nós precisamos ter essas informações, nós sempre ficamos perdido nelas, cada um acha uma coisa, um acha que é a forma de medir, o outro acha que é o medidor, o outro acha que é o fio, agora esse grupo que está trabalhando, que tem o nome de ‘operações às claras’, vai trazer um respaldo para nós”.

Fonte: Olhar Direto

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here