Corpo de Bombeiros de Várzea Grande realiza I Concurso de Desenho e Redação

0
356
Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

O 2º Batalhão de Bombeiros da Policia Militar de Várzea Grande em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) e a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Várzea Grande (SEMMADRS) realizaram a solenidade de premiação do I Concurso de Desenho e Redação “Eu digo não às queimadas! Diga você também!”. Participaram ao todo 2.080 alunos de 28 escolas municipais integradas no projeto “Escola em Tempo Integrado”, o ETA. O concurso foi criado com quatro categorias e ao final 12 alunos foram premiados.

O I Concurso de Desenho e Redação “Eu digo não às queimadas! Diga você também!” foi estruturado nas categorias: I – Desenho – 2 º e 3 º ano; II – Desenho – 4 º e 5 º ano; III – Redação – 6 º e 7 º ano; IV – Redação – 8 º e 9 º ano. A coordenadora geral do Programa Escola em Tempo Ampliado – ETA, Samira Untar, explicou que inicialmente foram selecionados 1.180 alunos e em seguida houve nova seleção quando foram escolhidos 537 redações e 147 desenhos.

“A proposta do concurso foi de incentivar os estudantes a refletirem sobre os malefícios das queimadas tanto para a área urbana como para ambientes naturais onde a flora e a fauna são dizimadas pelo fogo”, comentou o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis.

Antes de produzirem desenhos e redações sobre as queimadas, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecerem o trabalho do Corpo de Bombeiros. Durante a solenidade de premiação, foi exibido um vídeo mostrando a visita ao 2º Batalhão de Bombeiros da Policia Militar de Várzea Grande. Os alunos receberam instruções sobre os procedimentos do Corpo de Bombeiros, o funcionamento dos caminhões de combate a incêndios, os equipamentos utilizados e de segurança e se divertiram ao verem a atuação de um cão bombeiro, treinado para auxílio dos oficiais em situação de salvamento e resgate.

O Tenente Coronel Fabio Ferreira, do 2º Batalhão de Bombeiros da Policia Militar de Várzea Grande esclareceu que “todos os anos, durante o período de seca, o número de focos de incêndio é muito maior que nossa capacidade de atendimento. Por isso fizemos a proposta para a SMECEL e para a SEMMADRS de promover esse concurso para crianças e jovens. Eles são multiplicadores, levarão essa ideia para as famílias e amigos”, informou.

O secretário da SEMMADRS, Célio dos Santos, disse que o 2º Batalhão de Bombeiros da Policia Militar de Várzea Grande tem sido parceiro da Prefeitura de Várzea Grande “em todas as questões ambientais e juntos temos conseguido reduzir os focos de queimadas na área urbana”, ressaltou.

Esteve presente na solenidade de premiação a promotora pública de Várzea Grande, Michele Miranda. A promotora elogiou os realizadores do concurso e frisou que “se trata de uma ação contínua de conscientização ambiental”, disse.

O secretário da SMECEL, Silvio Fidelis anunciou que em 2022 o Concurso de Desenho e Redação “Eu digo não às queimadas! Diga você também!” será expandido para as 85 escolas municipais envolvendo 30 mil alunos e atingindo 100 mil moradores de Várzea Grande.

PREMIADOS:

Categorias- I – Desenho:

1 º Lugar: – Ana Sophia Maciel Santana – 3º ano – Emeb Honorato Pedroso de Barros

Categoria II – Desenho

1 º Lugar: Shivano Henrique Reis dos Santos – 5º ano – EmebMarilce Benedita de Arruda

Categoria III – Redação

1 º Lugar: Vinicius do Nascimento Rondon – 7º ano – Emeb Prof. Paulo Freire

Categoria IV – Redação

1 º Lugar: Ana Cecília Lima da Silva – 8º ano – Emeb Prof. Paulo Freire

Os prêmios entregues para o 1º lugar foram uma bicicleta, certificado e medalha. Para o 2º lugar – Um tablet, certificado e medalha e para o 3º lugar – Uma mochila com vários materiais, certificado e medalha.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here