Adolescentes do Centro de Atendimento Socioeducacional (Case), participam de palestra motivacional para reduzir reincidência

0
382
Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

Os internos do Centro de Atendimento Socioeducacional (Case) Cuiabá participaram do 1º Ciclo de Palestras Motivacionais na manhã desta quinta-feira (04.11). A iniciativa foi criada para inspirar os adolescentes em conflito com a lei que, através do conhecimento é possível criar um projeto de vida diferente do vivido e reduzir a reincidência aos atos infracionais.

Para inspirar a reflexão dos adolescentes, foram convidadas duas pessoas que mesmo passando por diferentes dificuldades e conflitos sociais conseguiram superar os problemas e alcançaram o sucesso profissional através do conhecimento. Durante as palestras os internos ouviram as histórias de cada um como forma de inspiração.

Uma das palestrantes foi a ex-gari Katlyn Cristina que levou para os adolescentes o tema Tudo é Possível. Ela contou que começou a vida profissional como gari e por meio dos estudos e dedicação conseguiu mudar a realidade da sua vida. Ela passou em um concurso e agora é servidora da Procuradoria Municipal de Várzea Grande.

Quem também conversou com os menores foi Regi Cardoso que abordou o tema Sua atitude determina sua vida. O convidado revelou que teve problemas com álcool e drogas durante cinco anos, mas que, com determinação, foi possível abandonar aquela realidade.  Após abandonar o vício, ele foi capaz de criar seu próprio negócio e agora é empresário.

Após os dois temas, a psicanalista Kalian Paes de Barros aplicou uma dinâmica para despertar nos adolescentes o sentimento de que ainda é possível sonhar mesmo sendo um adolescente em conflito com a lei. Com ela, os menores puderam contar sobre seus sonhos e a importância do presente na construção do futuro.

O coordenador do Palestras Oficinas Socioeducativas (POS), Jean Monteiro disse que o ciclo de palestras quer inspirar os menores a acreditar em si e que os sonhos podem se tornar realidade. “ Nós trabalhamos a autoestima porque eles chegam na unidade sem expectativas e não acreditam em si mesmo, mas queremos mostrar que não é assim”, explicou.

“A proposta é que o adolescente reflita sobre sua condição e veja que outras pessoas que passaram por situações semelhantes e conseguiram superá-las através do conhecimento e que a partir desse lugar que o adolescente se vê hoje, ele possa construir um projeto de vida saudável”, disse a psicóloga do case, Flávia Palazzo.

A palestra nesta quinta-feira (04.11) atendeu 17 adolescentes da internação masculina do Case Cuiabá, mas outros ciclos serão realizados no ano que vem para que esta reflexão chegue a outros menores em conflito com a lei a fim de reduzir a reincidência aos atos infracionais.

Fonte: Governo-MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here