Programa Qualifica Cuiabá forma seis alunos no Centro de Atendimento Socioeducativo

0
353
Reprodução
CAMARA VG

Seis adolescentes internados no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cuiabá  receberam,  na sexta-feira (3), os certificados de conclusão do curso de Informática Básica. A ação, com carga horária de 160 horas,  foi ofertada por meio do Programa Qualifica Cuiabá,  desenvolvido pela Prefeitura Municipal por meio das Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência.

Para o aluno I., de 16 anos, – escolhido para representar os colegas formandos – a oportunidade é fundamental. “Sairei daqui preparado, com a mente transformada. Vou sair com louvor e honra”, agradeceu o formando.

O secretário adjunto de Agricultura de Cuiabá, Gustavo Padilha,  ressaltou que a  experiência com os adolescentes da unidade serviu como modelo para  execução de novas ações. “Esse ciclo trata-se de uma experiência de grande valia, a aprendizagem é mútua. Essa iniciativa nos estimulou para composição de novos projetos. O certificado é uma oportunidade de crescimento, a gente fica muito feliz. Essa parceria vai potencializar ainda mais nos próximos anos. É apenas o começo”, enfatizou.

“O Qualifica Cuiabá começou em 2018 sob a coordenação apenas da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. Essa parceria com a Agricultura e Melhor foi para ampliar o acesso do maior número de pessoas aos cursos de qualificação. É um projeto que me emocionou, pois estou à  frente juntamente com a primeira-dama Márcia Pinheiro,  que sempre lutou com afinco para conseguir o melhor para às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Hoje, estamos em todos os bairros, atuamos na formação de mais de  dois mil novos profissionais na capital”, afirmou a secretária-adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa.

A gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai Cuiabá, Mozara Guerreiro, fez questão de exaltar a parceria mantida com Prefeitura de Cuiabá.

“São com parceiros como esses, que nós do Senai conseguimos efetivar para qual propósito a intuição foi criada. Olhando para vocês, que são formandos, lembro do rostinho de cada um, que no começo achavam que não dariam conta. Hoje,  estamos todos aqui, celebrando mais uma vitória”, pontuou.

Cassyra Vuolo, secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT e coordenadora do projeto de apoio ‘Dai-me almas’, desenvolvido no centro socioeducativo lembrou a Constituição de 1988, disciplina o que é dever do Estado, da família, e da sociedade no propósito de  garantir a cidadania de todas crianças, adolescentes e jovens.

“É um tripé que deve funcionar de forma harmônica, integrada e transversal para que possamos alcançar os melhores resultados. Cada um tem o direito de ter uma vida digna e com qualidade. Todos nós temos o dever de proteger e desenvolver projetos que contribuam para que eles se tornem cidadãos de bem”, acrescentou.

“Essa parceria proporcionou que chegássemos ao final desse ano bastante feliz. A todos que contribuíram de alguma forma, o nosso muito obrigado. Estamos todos com saúde e de pé, para darmos seguimento a essa missão que é formar crianças e adolescente da porta para fora”, ponderou o diretor de internação masculina do Case Cuiabá, Urias Avelino Dantas.

QUALIFICA CUIABÁ

O Qualifica Cuiabá está na terceira edição e integra o programa ‘Pra Frente Cuiabá’, formatado para potencializar o desenvolvimento humano e econômico em Cuiabá. A ação é coordenada pelas Secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, da Mulher e da Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-Senai.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here