Nuvem “cogumelo” chama a atenção de moradores de Brasília

0
92
Reprodução
CAMARA VG

Uma nuvem com formato curioso chamou a atenção dos moradores de Brasília no final da tarde desta terça-feira (18). A formação enorme foi fotografada e compartilhada nas redes, e recebeu destaque do Aeroporto Internacional de Brasília.

Nas redes sociais, os observadores do céu compararam a nuvem a diversos objetos. Caixa d’água, disco voador e cogumelo atômico – aquele formado com a fumaça das explosões de bombas nucleares – foram alguns dos mais populares.

A nuvem, apesar de grande e escura, não trouxe risco para os voos programados no dia, que seguiram normalmente.

A formação se tratava de uma cumulonimbus, um tipo de nuvem associada a tempestades e chuvas intensas. Granizo, muitos raios e rajadas de vento também podem ser resultados do fenômeno meteorológico.

Comuns no verão, elas são formadas em situações de acúmulo de calor na atmosfera e alta umidade do ar, e podem descarregar mais de 40 mm de chuva de uma só vez, de acordo com o site especializado Climatempo.

O nome, que pode soar estranho, tem tudo a ver com o fenômeno – uma junção dos termos em latim “cumulus”, que significa amontoado, e “nimbus”, nuvem.

Elas podem ser reconhecidas geralmente por sua cor escura, uma base reta e o crescimento vertical, às vezes com o topo tomando formato de bigorna.

Como indica a presença da nuvem, a previsão do tempo para Brasília nesta quarta-feira é de chuva na parte da tarde. No dia seguinte, no entanto, os brasilienses não devem ver muitas cumulosnimbus e a chuva dá uma pausa.

Fonte: CNN Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here