Durante operação realizada neste sábado (19), Polícia Federal desocupa garimpo ilegal em terra indígena de MT

0
344
Reprodução
CAMARA VG

A Polícia Federal deflagrou a operação Alfeu V, com objetivo de desocupar um garimpo ilegal localizado na Terra Indígena Sararé, localizado entre as cidades de Conquista D’Oeste, Nova Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade, na manhã deste sábado (19).

A operação é realizada com apoio do Exército Brasileiro, Funai, Força Nacional e Ciopaer. A previsão é de que os trabalhos no local sejam finalizados na segunda-feira (21).

De acordo com a PF, o objetivo da operação é apreender as máquinas utilizadas no garimpo ilegal e identificar os responsáveis por ocupar a região.

Além disso, com a desocupação do local, as equipes pretendem evitar uma nova onda de mineração irregular na terra indígena. No total, mais de 100 agentes públicos das diversas forças atuam na operação, incluindo aeronaves e embarcações públicas.

Os indígenas da etnia Nambikwara são pressionados há 30 anos por garimpo ilegal de ouro na região. Os policiais cercaram a terra indígena e bloquearam os acessos a fim de coibir a prática ilegal do garimpo.

Na segunda fase da operação, a destruição e inutilização dos maquinários com retirada inviável da área do garimpo será realizado por determinação da 2º Vara de Justiça Federal de Cáceres.

O garimpo ilegal promove a destruição da vegetação local, a contaminação dos rios com mercúrio (utilizado na separação do ouro), além de alterar o fluxo das águas na região.

Fonte: Primeira Página

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here