logo CONEXÃO PODER POLÍCIA GERAL PODERES OPINIÃO VARIEDADES NACIONAL ENTREVISTA PAPO RETO RICO COM CAMILA search 04 de setembro de 2022, 08h:05 – A | A instagran facebook TWITTER PRINTER whatsapp GERAL / EM SETE MESES Número de casos de dengue, zika e chikungunya em Cuiabá supera total registrado em 2021

0
77
James Gathany/CDC
CAMARA VG

De janeiro a julho de 2022, Cuiabá já registrou mais casos de dengue, zika e Chikungunya do que em 2021 inteiro. Dados da Secretaria Municipal de Saúde da capital mostram que casos de dengue tiveram um aumento de 20%, de zika cresceram 40% e chikungunya aumentaram em 50%.

Conforme o boletim, em 2021 foram registrados 677 casos de dengue. Já até 31 de julho deste ano foram confirmados 815 casos. Um aumento de 20%, que pode chegar a mais até o fim do ano.

 

 

 

O bairro com mais percentual de casos de dengue foi o Pedra 90, responsável por 39,2% dos casos. 175 bairros da capital registraram ao menos um caso positivo da doença.

 

Já zika, houve um aumento de 40%. Em 2021 foram registrados cinco casos na capital. Já nos primeiros sete meses deste ano já foram confirmados sete casos.

 

Quanto aos casos de chikungunya, foram registrados 10 casos no ano passado e 15 nos primeiros sete meses deste ano. Ou seja, houve um aumento de 50%.

 

Tratamento

Segundo as Diretrizes Nacionais para a Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue, a realização de triagem, utilizando-se a classificação de risco baseada na gravidade da doença, é uma ferramenta fundamental para melhorar a qualidade da assistência.

A classificação de risco tem por objetivo reduzir o tempo de espera do paciente por atendimento médico, visando a aceleração do diagnóstico, tratamento e internação, quando for o caso, e contribuindo para a organização do fluxo de pacientes na unidade de saúde e a priorização do atendimento dos casos, de acordo com a gravidade.

FONTE :REPÒRTER MT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here