Traficante de armas russo acusa Ocidente de tentar ‘destruir’ a Rússia

0
136
CAMARA VG

O traficante de armas russo Viktor Bout, libertado em uma troca de prisioneiros com a jogadora de basquete americana Brittney Griner, disse à mídia oficial russa nesta sexta-feira (9) que os países ocidentais buscam “destruir” e “dividir” a Rússia.

O Ocidente acredita que não acabou conosco em 1990, quando a União Soviética começou a se desintegrar”, afirmou Bout, um ex-oficial soviético, ao canal estatal RT, antes conhecido como Russia Today.

“E o fato de tentarmos viver, não sermos governados por ninguém ou depender de ninguém, sermos um verdadeiro poder independente (…) é claro que, para eles, é uma novidade surpreendente. Eles acham que podem nos destruir novamente e dividir a Rússia”, acrescentou.

Na quinta-feira, após longas negociações, Washington concordou em entregar a Moscou o homem de 55 anos, detido em 2008 durante uma operação secreta dos EUA na Tailândia, em troca da jogadora de basquete Brittney Griner, presa na Rússia desde fevereiro por um caso de cannabis.

Segundo um relatório da ONU, Viktor Bout nasceu em 1967 em Dushanbe, capital da ex-república soviética do Tadjiquistão, e estudou no Instituto Militar de Línguas Estrangeiras de Moscou. Mais tarde, ingressou na Força Aérea.

Após sua prisão, ele foi transferido para os Estados Unidos em 2010 após uma longa batalha judicial sobre sua extradição que gerou tensões entre Washington e Moscou.

Apelidado de “o mercador da morte” pelas autoridades americanas, Bout foi acusado de tentar vender mísseis terra-ar e outras armas a agentes americanos disfarçados, supostamente usados por guerrilheiros colombianos das Farc contra membros do combate às drogas dos Estados Unidos.

Sua vida inspirou o filme “O Senhor da Guerra”, no qual Nicolas Cage interpreta um cínico traficante de armas. Em entrevista à RT publicada nesta sexta-feira, Bout comentou sobre a fama que Hollywood lhe deu.

“Se eles tivessem vindo me ver e me feito perguntas, poderiam ter imaginado uma história mais interessante. Para mim, hoje, Hollywood é apenas um órgão de propaganda de Washington”, disse ele.

FONTE:MSN

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here