Max Russi defende empréstimo dolarizado: ‘Estado fez o dever de casa, é justo buscar recursos’

0
9
CAMARA VG

O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), considerou “justo” que o Governo do Estado seja autorizado a contratar empréstimo em dólar para custear programas das secretarias de Educação e de Agricultura Familiar. O pedido foi encaminhado para a Casa de Leis, mas provocou questionamentos de parlamentares diante da boa saúde financeira do Executivo.Investimento na agricultura familiar e na educação é sempre bom para o Estado. Ele [Executivo] já fez o dever de casa, pagamos muito das nossas dívidas, dívida do VLT, então nada mais justo do que buscar recurso a longo prazo e com taxas boas para poder melhorar essas áreas. Isso tá sendo trabalhando há muito tempo, não é de agora. Eu espero que o mais rápido possível isso esteja liberado. Terá meu apoio”, disse o deputado.

Conforme a Mensagem do Executivo (32/2023), o empréstimo, se autorizado, poderá atingir o valor de US$ 180 milhões (cerca de R$ 900 milhões na cotação atual). O recurso deverá ser investido no “Projeto Aprendizagem em Foco Mato Grosso”, da Secretaria de Estado de Educação, e no “Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar de Mato Grosso”, da Secretaria de Estado Agricultura Familiar. A transação prevê cinco anos de carência, desembolso gradual, e cerca de 300 meses para ser quitado junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).

Com dúvidas em relação ao texto, os deputados Júlio Campos (UNIÃO) e Lúdio Cabral (PT) solicitaram a presença do secretário de Fazenda, Rogério Gallo, na próxima quarta-feira (17), na Casa de Leis, para prestar esclarecimentos.
FONTE:REPÒRTER MT.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here