Governo dá início a mais de 180 obras, mas suspende novos convênios por temor de tombo na arrecadação

0
10
CAMARA VG

Ao longo da última semana, em meio às discussões sobre o pedido de empréstimo dolarizado do Governo do Estado, equipe econômica do Executivo e o próprio governador Mauro Mendes (UNIÃO) informaram que os recursos que Mato Grosso dispõe atualmente em caixa – cerca de R$ 6 bilhões – estão comprometidos com despesas já pactuadas. É o caso das mais de 180 de obras de infraestrutura já em andamento no Estado. Agora, a “ordem”, de acordo com o secretário estadual da Fazenda, Rogério Gallo, é pisar o pé no freio.O mundo como um todo vive cenário de incertezas na área da economia. No Brasil, estados e municípios acompanham com preocupação a queda constante na arrecadação de tributos, em especial o ICMS, que está diretamente ligada à revisão das alíquotas nos setores de combustíveis e energia elétrica. Outro fator que contribuiu com a redução foi a desaceleração do impulso inflacionário a partir do segundo semestre de 2022.

“Nossa arrecadação continua nos mesmos níveis, estamos 6% abaixo do que arrecadamos no mesmo período do ano passado. Isso não atinge o programa de investimentos do Estado, nem as despesas que estão pactuadas. Mas nós estamos segurando os convênios, exatamente para entender como é que as receitas vão se comportar no 2º semestre”, disse o secretário.

Em março, conforme divulgado pelo Olhar Direto, o governador Mauro Mendes fez uma longa reunião com seu staff para definir novas metas diante dos números.

FONTE:OLHAR DIRETO.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here