Atrações indígenas e posse do presidente da COMTUR marcaram início da Semana do Turismo em Cuiabá

0
12
Davi Valle
CAMARA VG

Atrações que destacam a cultura indígena e afro, além da posse do presidente do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, marcaram o início da semana alusiva ao Dia Mundial do Turismo na Secretaria Municipal de Turismo em Cuiabá.

Iniciando os trabalhos na noite desta terça-feira, 26, o Museu do Morro da Caixa d’água Velha deu lugar à peça de teatro ‘Protetor da Floresta’, com o grupo Mameluco, que representou o romance entre uma indígena e um explorador da floresta.

“Ficou claro para nós que eles nos mostraram como o homem branco, que age de certa forma como explorador da floresta, pode viver em harmonia com os povos indígenas”, contou Lorayne Rosa, uma turista de 22 anos que prestigiou o evento.

Uma demonstração de ritual aborígene, uma apresentação do grupo Capoeira Vip e as obras de artistas renomados que retratam a cultura indígena e afro através da exposição “As Brasileiras Etnias II” também conquistaram a atenção dos presentes. O cerimonial foi conduzido pelo jornalista e apresentador Elias Neto.

Para o secretário de Turismo, Lincoln Tadeu Sardinha Costa, a valorização dos eventos que deram origem à história da Capital faz parte das iniciativas da pasta para promover o turismo local.

“Revisitar e até mesmo conhecer as origens do nosso povo também é uma forma de promover o turismo em nossa capital. Por isso, escolhemos iniciar a semana de celebração ao Dia Mundial do Turismo com essas atrações tão representativas, que encantaram a todos”, explicou.

Nesta quarta-feira, 27, data oficial da celebração mundial do Turismo, as ações foram concentradas no fortalecimento do setor com a posse da nova presidência do COMTUR.

“Neste evento, tomei posse como presidente do COMTUR e discutimos pautas que estão alinhadas com os objetivos da pasta, que incluem, entre os principais, trazer o turismo para o Rio Cuiabá – tornando a cidade de frente para ele e não mais de costas, como acontece atualmente. O Conselho desempenha um papel fundamental nessa virada de chave que estamos promovendo na gestão Emanuel Pinheiro”, finalizou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here