Exército mantém quase 500 militares aquartelados após sumiço de 21 metralhadoras na Grande SP

0
97
© Fornecido por Estadão
CAMARA VG

O Comando Militar do Sudeste informou neste sábado, 14, que mantém cerca de 480 militares aquartelados para a investigação do sumiço de 21 metralhadoras do Arsenal de Guerra de São Paulo em Barueri, na Grande São Paulo. “Os militares estão sendo ouvidos para que possamos identificar dados relevantes para a investigação”, diz a nota.

A ausência do armamento, 13 metralhadoras calibre .50 e 8 calibre 7,62 mm, foi notada durante uma inspeção no local na terça-feira, 10. “Os armamentos são inservíveis e estavam no Arsenal que é uma unidade técnica de manutenção, responsável também para iniciar o processo de desfazimento e destruição dos armamentos que tenham sua reparação inviabilizada”, informou o Exército.

Polícia do Rio exibe metralhadora Browning .50 apreendida durante operação em 2018. Exército relatou desaparecimento de equipamento da mesma natureza nesta semana. Foto: Fabio Motta/Estadão - 20-9-2018

Polícia do Rio exibe metralhadora Browning .50 apreendida durante operação em 2018. Exército relatou desaparecimento de equipamento da mesma natureza nesta semana. Foto: Fabio Motta/Estadão – 20-9-2018© Fornecido por Estadão

Metralhadoras calibre .50 são equipamentos de alto interesse de grupos criminosos organizados, como o Primeiro Comando da Capital (PCC), que é conhecido por “alugar” armas de alto calibre para assaltos a carros-fortes, transportadoras e agências bancárias. Em 2016, o assassinato do megatraficante Jorge Rafaat Toumani, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, foi realizado com uso desse armamento pesado.

Já o fuzil automático leve (FAL) de calibre 7,62 é adotado pelo Exército como armamento padrão de combate desde a década de 1960. “O FAL utiliza a munição 7,62x51mm NATO, que concede ao armamento uma alta precisão no engajamento dos alvos e grande letalidade”, descreve um estudo da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Rio. A análise acrescenta que a partir de 2017 teve início uma substituição gradual do FAL por um armamento de calibre 5,56 mm.

Portal MSN /  Estdão

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here