Em nova reunião com ministro da Saúde, secretário pede que Governo Federal faça campanha sobre perigos da pandemia

0
158
Foto: Mayke Toscano - Secom MT
ALMT TRANSPARENCIA

Fonte: Olhar direto

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, participou na quinta-feira (7) de mais uma reunião remota com o ministro da Saúde, Nelson Teich, e engrossou o coro de que o Governo Federal precisa investir em campanhas publicitárias de que o país passa por um momento de pandemia.

Segundo Gilberto, esse pedido é de todos os secretários do Brasil, tendo em vista que o governo Jair Bolsonaro não investiu nesse sentido de informar a importância das pessoas ficarem em casa e esperar o quadro nacional melhorar em vista dos números de combate ao novo coronavírus.

“Esperamos uma campanha nacional urgente para alertar sobre a pandemia. Isso foi falado com o ministro. Até aqui o governo não investiu nisso. A população precisa entender que estamos em um período de pandemia”, disse Gilberto.

O secretário ainda informou que por enquanto o ministro, apesar de estar no meio do conflito, ainda precisa se inteirar melhor do que está acontecendo no Brasil. “Nesse momento os que os secretários de Saúde querem não são promessas que não podem ser cumpridas. A falta de resposta estava agoniando os secretários. Mas, com o passar dos dias o ministro está melhorando e se inteirando mais rápido do que está acontecendo”, comentou Gilberto.

Na live ao vivo para responder as perguntas de jornalistas, Gilberto ainda disse que toda reunião é uma maneira de estreitar relação e pedir que o ministro atenda os pedidos dos sercretários. Além disso, também é importante o ministro ajudar na assessoria aos municípios.

“Toda reunião é um amadurecimento da relação. De tudo que já pedidmos, Mato Grosso recebeu 10 UTIs para montar leitos, mas não recebeu respiradores. Mas as conversas estão melhorando. O que esperamos é a campanha nacional de combate ao coronavírus e que o ministro possa assessorar os estados sobre isolamento social. Isso é muito importante. Não basta cada um correr para um lado”, concluiu o secretário.

Números

Mato Grosso alcançou o número de 420 confirmados de Covid-19 e 14 mortes. Sendo a última de uma paciente de Várzea Grande de 72 anos.

Dos 420 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 111 estão em isolamento domiciliar e 258 estão recuperados. Há ainda 37 pacientes hospitalizados, sendo 26 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 11 em enfermaria.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here