Governo deflagra operação para responsabilizar os autores de infrações e crimes ambientais


0

Fonte: Olhar Direto

O Governo do Estado lança, na tarde desta terça-feira (03), a ‘Operação Abafa Amazônia 2020’, com o objetivo de responsabilizar os autores de infrações e crimes ambientais por uso ilegal do fogo na região Norte de Mato Grosso. As ações seguem até o dia 13 de novembro. O lançamento da ação é feito no município de Nova Ubiratã.
“Teremos 11 dias de atividades em que trabalharemos na fiscalização e autuação daqueles que fizerem o uso de fogo e cometerem crimes ambientais em diversos municípios na região Norte de Mato Grosso “, ressaltou o diretor adjunto Operacional do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, tenente-coronel Dércio da Silva, que estará presente na solenidade.

A operação é realizada pela Força Integrada de Proteção Ambiental (FIPA), composta pelo Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema), Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

O nome “Abafa” faz referência a um dos métodos de combate ao fogo, que consiste na retirada do comburente da mistura, levando à extinção das chamas. Em alusão a isso, a Operação Integrada tem como finalidade coibir o uso irregular do fogo e está prevista no Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais – POTIF 2020, inserida na fase de Responsabilização, uma das quatro Etapas do Ciclo Operacional, sendo elas: Prevenção, Preparação, Resposta e Responsabilização, o qual perdura durante o ano todo.

Pior outubro da história

Reportagem da FolhaPress, assinada pelo jornalista Phillippe Watanabe, revela que as queimadas continuam afetando os biomas do Brasil. No Pantanal, por exemplo, foi registrado o pior mês de outubro da história.

Deixe um comentário