Bombeiros evitaram que incêndio que destruiu Realmat atingisse outras três empresas e salvaram animais de clínica

0
226
CAMARA VG

Fonte: Olhar Direto

O grande incêndio que atingiu a empresa Realmat, parte da Ciclo Ribeiro e uma lotérica, quase chegou a outros estabelecimentos na noite de sábado (5), no bairro do Porto, em Cuiabá. Por conta do trabalho árduo do Corpo de Bombeiros, as chamas não consumiram uma clínica veterinária. Diversos animais foram resgatados do local.

A primeira equipe a chegar ao local deparou-se com um incêndio grande, com alta carga de incêndio e rápida propagação. Por conta da proporção, foram acionadas equipes de Cuiabá e Várzea Grande.

Primeiramente, os militares tomaram as medidas protocolares, como o desligamento da rede de energia, o isolamento do local, a retira de botijões de gás, e especialmente a evacuação dos animais de uma clínica veterinária que fica ao lado da edificação incendiada.

Durante o combate, um dos bombeiros que atuava no ataque defensivo da clínica veterinária sofreu um mal súbito e foi encaminhado para uma unidade de atendimento.  Depois de medicado, ele retornou para ajudar no combate.

Em pouco tempo, o incêndio tomou todo o prédio da Realmat. A estrutura desabou e dois bombeiros ficaram feridos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) encaminhou ambos para uma unidade e saúde. Eles estão bem e já tiveram alta médica.

O trabalho das equipes se estendeu por toda a madrugada, e apesar do grande número de materiais combustíveis e inflamáveis que havia dentro da edificação, o Corpo de Bombeiros evitou que o incêndio passasse para o restaurante Café do Porto, para a Clínica Veterinária São Lázaro e para o setor comercial da Ciclo Ribeiro.

Para manter água na ponta de combate a todo o momento, foram necessários cerca de 230 mil litros água, fornecidos pelos caminhões de combate a incêndio e caminhões pipas da prefeitura municipal de Cuiabá, Águas Cuiabá, Rota do Oeste, Defesa Civil e outros disponibilizados por empresas particulares.

Ao todo, 37 bombeiros militares de serviço e de folga foram acionados através do plano de chamada para auxiliar nos trabalhos. Nove viaturas foram empenhadas para o atendimento, entre auto escada mecânica, auto bomba tanque e auto rápido.

A Defesa Civil Municipal também esteve presente para realizar uma vistoria estrutural da área afetada e dos prédios vizinhos.

A atividade de rescaldo foi iniciada após a extinção do incêndio, por volta das 9h, para constatar a existência de novos focos de incêndio sobre os escombros, a fim de extingui-los.

Há equipes realizando o monitoramento do local para atuar em caso de reignição.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here