La Casa de Papel: criador comenta “Descobrimos o final no último minuto”

0
384
Reprodução
CAMARA VG

Após cinco temporadas, estreou nesta sexta-feira (3) na Netflix o final do fenômeno mundial “La Casa de Papel”, série que começou a ser exibida em 2017 na plataforma de streaming e que garantiu o Emmy Internacional de melhor série dramática em 2018. A parte cinco da série, que conclui a trama, foi dividida em duas – a primeira estreou em 3 de setembro deste ano.

CNN Brasil obteve com exclusividade uma entrevista gravada pela Netflix com o criador da série Álex Pina, além dos atores Jaime Lorente e Esther Acebo, que interpretam Denver e Estocolmo, respectivamente, no drama espanhol.

Segundo Pina, o final que tinha planejado para a série foi alterado. O diretor contou que escreveu entre 32 a 34 versões do desfecho de La Casa de Pape: “Nós tínhamos um final pré-criado, que estava lá desde que criamos a série. Antes da terceira temporada, nós sabíamos qual seria o final. Mas, quando escrevemos, pensamos ‘está uma m*rda, certo?’”, afirmou.

“Quando as pessoas assistirem, elas vão pensar ‘isso é o que estava planejado o tempo todo’. Não senhor, não estava planejado. Nós descobrimos isso no último minuto”, complementa.

Na entrevista, Alex também comentou que foi surpreendido pelo sucesso da série e que recebeu telefonemas de grandes personalidades como Stephen King e George Clooney, que são fãs da trama – e que, inclusive, recebeu um convite de George Clooney para trabalhar como roteirista de uma sequência de “11 Homens e um Segredo”.

O criador do drama espanhol também confessou que, se soubesse que La Casa de Papel teria uma vida tão longa, teria poupado o personagem Moscou, interpretado pelo ator Paco Tous e que (ALERTA DE SPOILER) morre na parte 2 da série.

“Ele era um personagem que oferecia muita comédia e que, para mim, ainda tinha muito para dar. Se eu soubesse que nós teríamos uma vida mais longa, talvez pensasse duas vezes”.

Já o ator Jaime Lorente, que interpreta Denver, comentou que essa tem sido, para ele, a temporada mais desafiadora de filmar. “Eu acho que este é La Casa de Papel levado ao próximo nível. Acho que todos os relacionamentos explodem, as ações explodem, o nível de tensão, tudo explode. Quer dizer, tudo é forçado a um grau muito difícil”.

Lorente comentou que vive uma espécie de luto com o final da série e que, para ele, terminar La Casa de Papel é como “enterrar algo muito, muito poderoso”.

Sucesso mundial

A série espanhola chega ao fim alcançando resultados impressionantes. Atualmente, as partes 4, 3 e 5 ocupam, respectivamente, os 2º, 3º e 4º lugar no ranking das 10 séries de língua não-inglesa mais populares da Netflix. A lista é feita com base nas horas vistas nos primeiros 28 dias do título na plataforma. La Casa de Papel perde apenas para outro fenômeno mundial: Round 6.

Para se ter uma ideia, a parte 4, que ocupa o 2º lugar do ranking, foi vista por mais de 619 milhões de horas nesses primeiros dias.

A atriz Esther Acebo, que vive Estocolmo na série, comentou na entrevista obtida com exclusividade pela CNN, que para ela, esse é um desafio inegável, mas também gratificante.

“Para mim, como pessoa, tem sido uma oportunidade incrível, não só como atriz, sabe? Já fiz muito teatro em locais desconhecidos, realmente pequenos, e agora meu papel está sendo visto pelo muito todo. Portanto, às vezes pode ser opressor. Mas, apesar disso, é muito gratificante. Há uma pequena porcentagem de pessoas na Espanha que vivem da profissão, e eu estou nesse grupo, com um papel que é visto em todo o mundo”.

O criador da série, Álex Pina, também comenta o sucesso: “Foi algo muito inacessível para nós por muito tempo. Nós fazemos ficção na Espanha já há muito tempo e era muito difícil ser visto fora do país. E agora, de repente, nós conseguimos ser vistos no mundo inteiro e competir com grandes séries americanas”.

Apesar do sucesso, Pina garante que, pelo menos por enquanto, a saga dos assaltantes espanhóis que foi acompanhada no mundo inteiro chegou de fato ao fim. “Agora, o assunto está encerrado. Não sei o que vai acontecer, uma ideia pode surgir. Mas realmente parece improvável e impossível que retomemos La Casa de Papel. Mas…eu vou negar ter dito isso”.

Fonte: CNN Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here