Secretário Bustamante afirma que prova de concurso tem “possibilidade zero” de ser anulada

0
581
Reprodução
ALMT TRANSPARENCIA

O secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, afirmou nesta quarta-feira (2) que as provas do concurso das Forças de Segurança, realizadas em 20 de fevereiro, não serão anuladas. Após reunião com o governador Mauro Mendes (União Brasil), ele falou com a imprensa no saguão do Palácio Paiaguás.

O certame é alvo de investigação por suspeita de fraude e um suposto vazamento do caderno de prova para o provimento de vagas para o cargo de aluno a soldado da Polícia Militar. Além disso, centenas de denúncias foram feitas ao MPE (Ministério Público Estadual) de que teria ocorrido uso de equipamentos eletrônicos na sala e no banheiro dos locais de prova.

“A possibilidade [de anular a prova], por enquanto, é zero. A gente está aguardando a finalização das investigações. A responsabilidade das provas é da UFMT e foram 6,7 mil inscritos. Houve algumas reclamações no Ministério Público, que está acompanhando todas as atividades da UFMT e já foi descartada a possibilidade de vazamento”.

O relatório investigativo da DRCI (Delegacia Especializada de Repressão de Crimes Informáticos) foi produzido conforme apontamentos realizados pela Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica) e encaminhado ao MPE. O laudo foi divulgado em 25 de fevereiro e aponta que não houve vazamento de prova.

Bustamante explicou que a UFMT faz o levantamento das atas, onde foram feitos todos os registros de ocorrências. Cada sala em que a prova foi aplicada terá sua própria ata revisada, para saber se há algum registro de problemas. O secretário disse que essa é a reta final das investigações.

“A gente tem as atas das salas de prova. A universidade está terminando esse levantamento para fazer o encaminhamento à Secretaria de Segurança. São 7 mil salas de aula e eles já estão terminando. Não vimos nenhum registro de foto da prova. O que eu vi foi uma foto do gabarito, que foi distribuído antes da prova. Não tem imagem durante a prova. Ninguém bateu foto, então a prova está inviolada”, completou ele.

No MPE, a investigação é feita por três Promotorias de Justiça de Cuiabá nas áreas do Patrimônio Público, Cidadania e Segurança Pública. Apesar das denúncias, a UFMT, realizadora do concurso, afirma que o certame é seguro.

As provas do concurso público das forças de segurança de Mato Grosso tem o objetivo de preencher 11 cargos diferentes destinados à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Judiciária Civil e Politec.

Fonte: Primeira Página

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here