Justiça concede liberdade para ex-gerente da Caixa preso por desvio de R$ 2.5 milhões

0
263
Reprodução
CAMARA VG

Justiça Federal revogou a prisão do ex-gerente da Caixa Econômica Federal de Várzea Grande, Arthur Timo de Sá, alvo da Operação Abusu Fiducia, deflagrada pela Polícia Federal em fevereiro deste ano. Ele é acusado de desviar mais de R$ 2,5 milhões entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021.

O advogado de defesa do ex-servidor, Felipe Maia Broeto, pontuou na liminar a desnecessidade da prisão preventiva, que deve figurar como última medida de cautela em um processo penal democrático, com base no princípio do estado de inocência.

Ele ainda acrescentou que, como consta na investigação da PF, o desvio do dinheiro ocorria enquanto Arthur exercia a função de gerente do banco. Mas, como pediu demissão, a chance de ele praticar o delito é nula. Agora, ele vai responder o processo em liberdade. Arthur estava preso desde o dia 22 de fevereiro.

Operação

De acordo com as informações da PF, Arthur estava trabalhando como gerente, mas acabou saindo. Além da busca e apreensão na casa dele, a polícia cumpriu ainda um mandado em uma empresa que está em seu nome. O objetivo é recuperar todo o dinheiro desviado e descobrir quem mais participou do esquema.

Em entrevista, o delegado Flávio Maselli Lemes afirmou que a investigação é recente e começou em 2022. O investigado criava contas bancárias falsas e incluía terceiros em contas de pessoas jurídicas para simular empréstimos.

Depois, o dinheiro era movimentado entre várias contas até chegar na conta-corrente do próprio ex-gerente. Foram apreendidos na casa do investigado vários relógios de luxo, cheques em diversos nomes e valores e outros objetos.

 

Nome da operação

Do latim, abuso de confiança. Remete ao fato de que o Ex-Gerente da Caixa Econômica Federal, utilizando-se do ser cargo de confiança, desviava dinheiro do banco para benefício próprio.

As investigações terão continuidade para identificar outros suspeitos que também praticam essas condutas, bem como para apontar outros empréstimos bancários que possivelmente foram fraudados.

 

Fonte: Gazeta Digital

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here