Saiba como evitar crises de rinite e sinusite no outono e inverno

0
260
Reprodução
CAMARA VG

O outono e o inverno em boa parte do Brasil são épocas do ano tradicionalmente mais secas e com declínio das temperaturas, condições que podem desencadear crises de rinite e sinusite. Alguns hábitos do dia a dia podem ajudá-lo a evitar ou minimizar o desconforto causado por essas doenças. O otorrinolaringologista Jamal Azzam reuniu dez dicas para proteger seu sistema respiratório.

A sinusite é a inflamação dos seios paranasais (espaços vazios atrás dos malares e da testa) e pode ser causada por vírus, bactérias ou alergias. Caracteriza-se por congestão e corrimento nasal, dor no rosto ou de cabeça.

A rinite é uma inflamação ou inchaço dentro do nariz. Também tem como sintoma corrimento e congestão nasal, mas pode vir acompanhada de espirros. As causas geralmente envolvem resfriado ou alergias sazonais.

1. Tome água (e não só para matar a sede)

Pense na água como um tratamento para o sistema respiratório. As secreções tendem a ficar mais ressecadas no outono, e a água as torna mais líquidas, o que facilita a eliminação desses fluidos, e dos vírus e bactérias que estão junto a eles.

2. Faça inalação com soro fisiológico

O contato direto do soro fisiológico com o trato respiratório mantém melhores condições para trocas gasosas, além de ajudar a fluidificar as secreções. Podem-se fazer inalações por conta própria três vezes ao dia, somente com soro fisiológico.

3. Use o umidificador de ar à vontade

Não tenha receio de deixar o umidificador ligado a noite toda no quarto. Isso ajuda a manter as vias aéreas umedecidas .

4. Se não tiver umidificador, recorra às toalhas de banho úmidas expostas no quarto 

As bacias de água ajudam muito pouco a aumentar a umidade do ar. As toalhas de banho úmidas têm uma área muito maior de evaporação, o que ajuda a levar água ao ambiente.

5. Borrife spray de soro fisiológico no nariz

Os sprays de jato contínuo de soro fisiológico são muito eficazes na limpeza e umidificação do nariz e seios da face. Pingar com um conta-gotas também é uma boa medida, segundo o especialista.

6. Evite atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h

Nesse período, os poluentes se acumulam no ar e isso prejudica o sistema respiratório, especialmente porque o exercício físico exige sobrecarga da respiração. Além disso, como cerca de 40 % da poluição atmosférica acontece por causa de escapamentos de carros, ônibus e caminhões, evite lugares com muito trânsito.

7. Mantenha a casa bem ventilada, especialmente no quarto

Casas fechadas propiciam o crescimento de fungos, o que piora alergias respiratórias. A ventilação ajuda (e muito!) a evitar essas condições.

8. Antes de usar jaquetas ou blusas de lã guardadas, lave-as e deixe-as ao sol

Geralmente, as pessoas só se lembram das jaquetas e das blusas de lã antes de usar, mas as roupas ficaram guardadas por quase seis meses. Por isso, lembre-se de lavá-las com antecedência para evitar os efeitos no mofo.

9. Evite ar condicionado

Os aparelhos de ar condicionado são vilões do sistema respiratório, já que diminuem a umidade do ar. No outono, quando o ar é mais seco, os aparelhos intensificam esse efeito, o que aumenta a probabilidade de infecções e alergias.

10. Nunca tossir ou espirrar sem proteção e nunca usar as mãos para isso 

Infelizmente, é comum que ensinem crianças a colocar a mão na frente da boca ao tossir ou espirrar. Porém, as mãos retêm secreções e vírus que podem contaminar outras pessoas, pois as mãos estão em frequente contato com objetos. Por isso, a dica do especialista é proteger tosses e espirros com lenços de papel descartáveis. Se não for possível, lave as mãos imediatamente após o contato.

Fonte: R7

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here