Museu em Cuiabá inaugura a maior réplica de esqueleto de dinossauro do Brasil

0
87
Thiago "Zina" Crepaldi / Acervo MHNMT
ALMT TRANSPARENCIA

A partir do dia 08 de dezembro, estará disponível para visitação a nova obra permanente do Museu de História Natural de Mato Grosso (MHNMT), em Cuiabá, a réplica osteológica do gigante herbívoro Saurópode, que viveu no Período Cretáceo, entre 84 e 85 milhões de anos, principalmente no hemisfério sul.

 

Com as dimensões de 20 metros de comprimento linear e cerca de 3,5 metros de altura, esta réplica de dinossauro passa a ser a maior do Brasil. Será uma grande atração para os cuiabanos e turistas que visitarem a cidade.

 

Segundo Enir Maria Silva, presidente do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss), que faz a gestão do Museu, a exposição do novo dinossauro é a realização de um desejo antigo, pelo fato deste animal ter vivido há milhões de anos no estado de Mato Grosso.

 

“Em 2008, fiz parte da equipe do Instituto Ecoss que realizou escavações na comunidade  de Jangada Roncador, no município de Chapada dos Guimarães (MT), onde encontramos registros fósseis desse representante dos Titanossauros próximo à comunidade. Desde então, esses fósseis fazem parte do acervo do Museu. Agora, estamos muito felizes em ampliar os conhecimentos científicos a respeito da paleontologia de Mato Grosso que compartilhamos com os nossos visitantes, por meio da réplica em tamanho real”, evidencia a coordenadora do Museu.

 

Segundo Carlos Scarpini, paleoartista responsável pela criação desta réplica, que pesa cerca de 750 kg e tem o tamanho de quase dois ônibus, foram necessários mais de 150 kg de aço, 200 kg de manta acrílica e 400 kg de resina. Dadas as dimensões, as peças do esqueleto do dinossauro Saurópode foram confeccionadas em Cuiabá e, depois de prontas, montadas na área verde do Museu de História Natural de Mato Grosso, onde ficará em exposição.

FONTE:PNB ONLINE

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here