Prefeitura elabora Plano Diretor de Arborização para mapear condições fitossanitárias das áreas verdes, ruas e principais avenidas

0
442
Reprodução
CAMARA VG

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável – SMADES, está desenvolvendo o Plano Diretor Municipal de Arborização que irá detectar as reais condições das árvores em áreas verdes, praças, ruas e avenidas existentes na capital.

As pesquisas já estão em andamento e após a conclusão serão realizadas palestras educativas para a população, com a finalidade de informar sobre os cuidados com arborização urbana e ressaltar a importância da preservação das áreas verdes, parques e jardins.

“Já foi feita a licitação e teremos uma equipe multidisciplinar que colocará em prática o plano diretor de arborização. Vamos fazer toda catalogação das árvores do centro sul e norte e principais avenidas, verificando se as árvores estão plantadas de acordo com as nossas normatizações, pois muitas estão plantadas sob a fiação elétrica. Daqui para frente vamos  evitar isso. Haverá também uma catalogação das árvores mortas e estas serão retiradas e substituídas. Vamos comunicar a população sobre os novos plantios, cooptando os munícipes a participar desta revitalização arbórea em Cuiabá”, explica o diretor de projetos públicos e parcelamento do solo, biólogo Tony Schuring.

Outra iniciativa do projeto, é a presença das equipes multidisciplinares nos principais bairros da capital, identificando os locais que precisam receber os serviços de arborização.

“Vamos escolher a maneira adequada para plantar essas árvores, não sendo embaixo de fiações ou calçadas, tomando o cuidado com as redes de água e esgoto. Aqueles que aceitarem o plantio das mudas serão  responsáveis por elas e seus cuidados”, pontuou Schuring.

O projeto visa ressaltar a importância destes locais para a comunidade, tornando-os opção de lazer e contemplação além de uma fonte de redução da sensação térmica da capital, principalmente nos períodos de calor extremo que todos os anos registra altas temperaturas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here