Prefeitura contrapõe dados do Estado e afirma que melhorias já estavam planejadas antes da intervenção

0
9
CAMARA VG

Por meio de uma extensa nota, a Prefeitura de Cuiabá contrapôs os dados divulgados pelo gabinete estadual de intervenção, que tem demonstrado melhoras na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde que a medida foi tomada, por decisão do Tribunal de Justiça (TJMT) e autorização da Assembleia Legislativa (ALMT). De acordo com o município, o Estado tem divulgado informações inverídicas se aproveita de planejamento que já estava sendo executado antes da intervenção.Absolutamente tudo o que o gabinete de intervenção diz ter realizado, nada mais foi do que dar continuidade a todas as ações que a Secretaria Municipal já estava fazendo, seguindo o plano de ação elaborado em janeiro de 2023 pela sua equipe técnica”, disparou a prefeitura.

Nas últimas semanas a interventora Danielle Carmona tem destacado que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) já contavam com médicos e medicamentos, já que desde o início da intervenção, foram contratados mais de 100 médicos e comprados R$ 15 milhões em medicamentos e insumos.

A prefeitura pontuou, no entanto, que já havia sido amplamente divulgado a realização processo seletivo exclusivo para estes profissionais, pois estava proibida de fazer contratações diretas. Em 15 de março a homologação e convocação dos médicos foi publicada na Gazeta Municipal e no dia seguinte começou a intervenção estadual. “Os médicos que a intervenção alocou nas UBS são os mesmos que passaram no seletivo realizado pela SMS”.

Saúde bucal

O município também rebateu a informação de que as 57 unidades básicas de saúde que possuem dentistas não têm recursos federais e estaduais para o atendimento em saúde bucal. Garantiu que cerca de 80% das unidades que fazem atendimento odontológico já tem credenciamento pela União e que poucas unidades eram credenciadas pelo Estado, porque os gestores estaduais sempre colocaram muitos empecilhos, muitas exigências para o credenciamento.

“Com a mudança da presidência da Comissão Intergestores Bipartite – CIB, essa situação melhorou um pouco e o Município fez o projeto para credenciar mais 8 unidades pelo Estado. Em dezembro de 2022, aconteceu uma reunião do Conselho Municipal de Saúde na sede da Secretaria de Saúde, onde a então coordenadora de saúde bucal fez a defesa do projeto de credenciamento pelo Estado. Agora, com a intervenção no comando da saúde municipal, os credenciamentos estaduais estão sendo aprovados rapidamente. Tudo está registrado nas atas de reunião do Conselho”, disse.

Leia a nota na íntegra:

“A Prefeitura de Cuiabá vem a público contrapor as informações que o gabinete de intervenção está divulgando para a população sobre as melhorias que fizeram na saúde pública municipal. O governo do Estado se aproveitou de todo um planejamento da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, que já estava sendo executado e deu continuidade às ações. Além disso, divulgou informações inverídicas para iludir a opinião pública.

FONTE:OLHAR DIRETO.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here